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Experiência de formação de adolescentes e jovens para a educação entre pares

Educação entre pares é um processo de ensino e aprendizagem em que adolescentes e jovens atuam como facilitadores de ações e atividades com e para outros adolescentes e jovens, ou seja, os pares. Esse termo, veio do inglês peer educator e é utilizado quando uma pessoa fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o grupo do qual faz parte. (Ministério da Saúde, 2010). O projeto contempla 8 fascículos com temas variados, o tema abordado da experiência foi do fascículo: prevenção das DSTs HIV e AIDS. Esse fascículo traz 6 oficinas e textos sobre os temas da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, a partir de um enfoque para a promoção da saúde e condutas preventivas. Foi desenvolvido na Unidade Escolar Valdivino Tito, no período de maio a novembro de 2018. Trabalhou-se com uma turma de 20 alunos com faixas etárias entre 15 e 18 anos, e dois alunos facilitadores para execução do projeto em sala de aula.

Objetivo geral: promover amplitude do conhecimento sobre o tema abordado. Objetivos específicos: estimular a participação dos adolescentes e jovens em outras atividades desenvolvidas na escola. Inserir temáticas do programa, saúde e prevenção na escola. O projeto teve início com uma busca ativa pelos agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família Centro 1, de jovens que tivessem perfil para execução do projeto e que estudassem em escola da área onde a equipe atua. Junto com a escola escolhida, foi programada uma agenda e determinada uma turma para execução do projeto. Durante a semana, aconteciam dois encontros na escola, primeiro com os alunos facilitadores referenciados pelos ACS, quando era repassado o conteúdo do projeto, e, logo após, era realizado a troca de informação entre pares com a turma escolhida. Na aplicação de questionários de avaliação sobre o grau de satisfação frente à realização do projeto aplicado a diretor, professor e alunos envolvidos e sobre aprendizagem do conteúdo debatido entre pares.

Para obter um valor do impacto de resultados obtidos, a avaliação acontecia desde o debate e participação das ações dos alunos e facilitadores nas oficinas, na observação da direção e professores, frente ao comportamento e condutas dos alunos na escola. Houve aplicação de questionários de avaliação sobre o grau de satisfação frente à realização do projeto ao diretor, professor e alunos envolvidos sobre aprendizagem do conteúdo. Os depoimentos e participação dos alunos, diretores e professores fortaleceram o olhar sobre o impacto que o projeto gera nos adolescentes e jovens. Ampliar essa experiência de integração saúde – escola cria oportunidade para redução dos índices de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis e melhor qualidade de vida para os alunos envolvidos. A comunicação entre eles precisa ser fortalecida e enriquecida de maneira que esse diálogo entre pares forneça ferramentas para promover saúde dentro das suas realidades e modos de vida, com resultados positivos.

Principal

Simone Peres Oliveira

simoneperes2@gmail.com

Coautores

Adélia dos Santos, Lia Raquel Lopes da Silva

A prática foi aplicada em

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Campo Maior

R. Dr. Pedro Teixeira, 222 - Centro, Campo Maior - PI, 64280-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marcelo Pereira Miranda

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

01 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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