Olá,

Visitante

Exame dos contatos intradomiciliares aos sábados no programa de controle de hanseníase no município de Rio Branco, Acre

Realizar busca ativa aos sábados dos contatos registrados que não foram examinados. Identificar e tratar de maneira precoce os pacientes diagnosticados com hanseníase.Oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes atingidos pela hanseníase.Alcançar a meta dos indicadores pactuados.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOSPara alcançarmos a meta proposta primeiramente, foi realizado um cronograma de trabalho aos sábados, com os técnicos responsáveis pelas visitas aos sábados onde o exame dermatológico era feito nos contatos intradomiciliares registrados na notificação. Além do exame de contatos intradomiciliares, outras atividades de informação, educação e comunicação em saúde, visando estimular a demanda espontânea, e o encaminhamento dos pacientes para as unidades de saúde que não haviam tomado a vacina BCG.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae. Este bacilo tem alta infectividade, no entanto devido à baixa patogenicidade, poucos adoecem. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a hanseníase é considerada como problema de saúde pública quando a taxa de detecção apresentar mais de um doente para cada 10.000 habitantes.O Presente estudo tem como objetivo geral, examinar aos sábados os contatos intradomiciliares, faltoso no ano de 2013 no programa de controle de hanseníase no município de Rio Branco Acre.

Redução da transmissibilidade da Hanseníase.Presente estado ressalta a importância dos exames de contatos, considerando pelo Ministério da Saúde como um dos indicadores epidemiológicos estratégicos para análise do padrão da capacidade de serviço em vigilância de hanseníase.Levando-se em consideração esses aspectos, apesar das adversidades encontradas durante a realização das ações, como alagação em alguns bairros, endereços incorretos e localidades de difícil acesso o presente trabalho foi considerado bastante satisfatório.Concluímos que a busca incessante principalmente aos sábados dos contatos de hanseníase mostra-se um método eficaz para o diagnóstico precoce e melhoria das ações e indicadores de vigilância em saúde.

Principal

Wemerson Lima de Oliveira

gabinetesemsa@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio Branco

Acre

Norte

Esta prática está vinculada a

AV. CEARÁ, no. 3335, Abraão Alab

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Wemerson Lima de Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

05 out 2016

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba