Olá,

Visitante

Estratégias para Melhorar a Cobertura Vacinal do Município de Vila Nova Dos Martírios-Ma, Ano de 2022

Objetivo implantar uma proposta de intervenção para aumentar a cobertura vacinal em menores de 2 anos no Município de Vila Nova dos Martírios-MA. Método: Este estudo trata-se de uma descritiva, ao qual foi realizado um plano de intervenção, a meta alcança a cobertura vacinal na faixa etária menores de 2 (dois) anos, total de 326 crianças. Para tal foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional-PES. Resultados: Município de Vila Nova dos Martírios-MA, atingiu acima de 95% da cobertura vacinal de crianças menores de 2 anos. Conclusões: O calendário vacinal de rotina em crianças menores de 2 anos do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde. A heterogeneidade de coberturas obtida pelas estratégias do plano de intervenção alcançada, com essas ações podemos demostrar a prevenção e redução de doenças imunopreveníveis. PALAVRAS-CHAVE: Imunização, Estratégia, Saúde da família, Atenção Básica.

Baixa aceitação populacional quanto à vacinação desde a primeira infância até o completo esquema vacinal adulto. Por meio da falta de informação a população desconhece a importância de completar o esquema vacinal para a imunização total. Por esse olhar podemos encontrar esquemas incompletos e até não iniciados, considerando os tabus já impostos como: medo, desinformação, ‘falta de importância’, falta de tempo dentre outros.

Este estudo trata-se de uma descritiva, ao qual foi realizado um plano de intervenção no Município de Vila Nova dos Martírios-MA, em 2022, para aumentar a cobertura vacinal de crianças menores de 2 (dois) anos, com envolvimento de todos os profissionais da Atenção Primária em Saúde. A meta alcança a cobertura vacinal na faixa etária menores de 2 (dois) anos, total de 326 crianças. Para tal foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional-PES, para mostrar os caminhos a serem percorrido no desenvolvimento do plano, que foi construído mediante etapas até a consolidação do plano de ação. As propostas de intervenção:  Foram realizadas capacitações para os profissionais da Atenção Primaria em Saúde e para os Agentes Comunitários de Saúde-ACS, sobre a importância de informações oficiais do calendário de vacinação obrigatória pelo SUS para população menor de 2 anos;  Realizados rodas de conversas e palestras educativas para tirar dúvidas sobre vacinas para os pais e responsáveis dos menores de 2 anos;  Realizada busca ativa, com ajuda de todos os profissionais da APS, para localizar as crianças que estavam com a carteira vacinal incompleta e encaminhá-las para atualização do quadro vacinal na Unidade Básica de Saúde;  Mutirão de vacinas por bairros;  Atualizações de carteiras de vacinas no Acompanhamento do BOLSA FAMÍLIA. Para que este processo, foram necessários: profissionais capacitados, salas para capacitações, materiais informativos para palestras, apoio da gestão, principalmente para manter funcionante o fluxo de encaminhamento e o abastecimento de vacinas para o público alvo.

Após a implantação do plano de intervenção, o município de Vila Novas dos Martírios-MA, em 2022, atingiu acima de 95% da cobertura vacinal de crianças menores de 2 anos. Podemos observar que em alguns imunobiológicos o município alcançou mais de 100% de cobertura, isso se dar devido o atendimento de municípios vizinhos ao qual fazemos divisar com os estados do Para e Tocantins. • Coberturas Vacinal da Rotina em Crianças de menor de 1 ano: META 90% BCG -96,88% ROTAVÍRUS HUMANO-102,5% META 95% HEPATITE B (<30 DIAS)-91,88% PNEUMOCÓCICA (<1 ANO)-111,88% PENTA VALENTE (< 1 ANO)-106,88% POLIOMIELITE (< 1 ANO)-106,88% MENINGOCÓCICA CONJ. C (< 1 ANO)-113,75% FEBRE AMARELA-97,5% Coberturas Vacinal da Rotina em Crianças de 1 ano: META 95% MENINGOCÓCICA CONJ. (1 ANO)-108,75% PNEUMOCÓCICA (1 ANO)-110,63% TRÍPLICE VIRAL – D1-102,5% • Coberturas Vacinal da Rotina em Crianças de 1 ano e 3 meses: HEPATITE A-106,25% DTP 2º REF-105% POLIO(VOP/VIP) (2ºREF)-108,75% VARICELA-108,13% TRÍPLICE VIRAL – D2-87,5% NÚMEROS DE VACINAS COM % ADEQUADAS 4. (Fonte: sipni.datasus.gov.br) Frente aos resultados apresentados e procurando responder ao objetivo deste estudo se verificou que as coberturas vacinais ao longo de 1(um) ano, podemos constatar que no ano de 2022 o Município de Vila Nova dos Martírios-MA, 2022, atingindo acima de 95% da cobertura vacinal de rotina em crianças menores de 2 anos do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde. A heterogeneidade de coberturas obtida pelas estratégias do plano de intervenção alcançada, com essas ações podemos demostrar a prevenção e redução de doenças imunopreveníveis.

Principal

MARIA MARGARETH SILVA ALBUQUERQUE

Coautores

ADENI DOS SANTOS PORTO

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo