Olá,

Visitante

Estratégias para Melhoria da Adesão e Cobertura Vacinal Contra a Influenza nos Usuários do Município de Pacatuba/Se

A experiência relatada, surgiu através da identificação das barreiras existentes relacionadas a imunização, considerando as quedas, de forma geral, da cobertura vacinal, sendo esta uma problemática de saúde pública. A rotina de imunização no município já ocorre extramuros e buscando sanar potenciais fatores que interfiram nesse processo – principalmente nos imunobiológicos da rotina -, além disso, foi utilizada a mesma estratégia na campanha vigente de Influenza do ano de 2023.

As ações implementadas, além da rotina de vacinação já realizada, possibilitou a imunização efetiva desses usuários, tanto para a Influenza quanto para outros imunizantes. No que concerne a primeira fase da campanha de Imunização contra Influenza, das doses recebidas, 100% delas foram aplicadas. Sendo assim, esse cenário mostra a efetividade das ações e estratégias implementadas na garantia da cobertura vacinal da população. Na segunda fase da campanha, algumas barreiras a exemplo das supracitadas se mostraram resistentes, mas as equipes permanecem se articulando e buscando saná-las para alcancar a meta proposta.

Além das estratégias supracitadas, é importante ressaltar que o município de Pacatuba é concorrente da edição 2021-2024 do Selo Unicef e está desenvolvendo de forma intersetorial – com Assistência Social e Educação – a adesão e composição da plataforma de Busca Ativa Vacinal (BAV). Sendo assim, essa metodologia estratégica será mais uma ferramenta potencializadora em garantir a melhoria da adesão e cobertura vacinal da população alvo – crianças -, tendo esse modelo potencial expansão, por meio da gestão municipal, como instrumento de identificação de atrasos vacinais, intervenções e planejamento em atualizá-los.

Os paradigmas da população e a disseminação de informações não verídicas acerca dos imunizantes ainda são barreiras a serem vencidas no reestabelecimento, de forma geral, das coberturas vacinais. Entretanto, o planejamento e a implementação de ações como as que foram relatadas, mostram que é possível enfrentar essas dificuldades.

Principal

Vivian Larissa Batista Lemos

Coautores

Vânia Lúcia Andrade Santos, Angélica Pinto dos Santos, Tâmara Raylane Santos de França

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo