Objetivo implantar uma proposta de intervenção para aumentar a cobertura vacinal em menores de 2 anos no Município de Vila Nova dos Martírios-MA. Método: Este estudo trata-se de uma descritiva, ao qual foi realizado um plano de intervenção, a meta alcança a cobertura vacinal na faixa etária menores de 2 (dois) anos, total de 326 crianças. Para tal foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional-PES. Resultados: Município de Vila Nova dos Martírios-MA, atingiu acima de 95% da cobertura vacinal de crianças menores de 2 anos. Conclusões: O calendário vacinal de rotina em crianças menores de 2 anos do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde. A heterogeneidade de coberturas obtida pelas estratégias do plano de intervenção alcançada, com essas ações podemos demostrar a prevenção e redução de doenças imunopreveníveis. PALAVRAS-CHAVE: Imunização, Estratégia, Saúde da família, Atenção Básica.
Baixa aceitação populacional quanto à vacinação desde a primeira infância até o completo esquema vacinal adulto. Por meio da falta de informação a população desconhece a importância de completar o esquema vacinal para a imunização total. Por esse olhar podemos encontrar esquemas incompletos e até não iniciados, considerando os tabus já impostos como: medo, desinformação, ‘falta de importância’, falta de tempo dentre outros.
Este estudo trata-se de uma descritiva, ao qual foi realizado um plano de intervenção no Município de Vila Nova dos Martírios-MA, em 2022, para aumentar a cobertura vacinal de crianças menores de 2 (dois) anos, com envolvimento de todos os profissionais da Atenção Primária em Saúde. A meta alcança a cobertura vacinal na faixa etária menores de 2 (dois) anos, total de 326 crianças. Para tal foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional-PES, para mostrar os caminhos a serem percorrido no desenvolvimento do plano, que foi construído mediante etapas até a consolidação do plano de ação. As propostas de intervenção: Foram realizadas capacitações para os profissionais da Atenção Primaria em Saúde e para os Agentes Comunitários de Saúde-ACS, sobre a importância de informações oficiais do calendário de vacinação obrigatória pelo SUS para população menor de 2 anos; Realizados rodas de conversas e palestras educativas para tirar dúvidas sobre vacinas para os pais e responsáveis dos menores de 2 anos; Realizada busca ativa, com ajuda de todos os profissionais da APS, para localizar as crianças que estavam com a carteira vacinal incompleta e encaminhá-las para atualização do quadro vacinal na Unidade Básica de Saúde; Mutirão de vacinas por bairros; Atualizações de carteiras de vacinas no Acompanhamento do BOLSA FAMÍLIA. Para que este processo, foram necessários: profissionais capacitados, salas para capacitações, materiais informativos para palestras, apoio da gestão, principalmente para manter funcionante o fluxo de encaminhamento e o abastecimento de vacinas para o público alvo.
Após a implantação do plano de intervenção, o município de Vila Novas dos Martírios-MA, em 2022, atingiu acima de 95% da cobertura vacinal de crianças menores de 2 anos. Podemos observar que em alguns imunobiológicos o município alcançou mais de 100% de cobertura, isso se dar devido o atendimento de municípios vizinhos ao qual fazemos divisar com os estados do Para e Tocantins. • Coberturas Vacinal da Rotina em Crianças de menor de 1 ano: META 90% BCG -96,88% ROTAVÍRUS HUMANO-102,5% META 95% HEPATITE B (<30 DIAS)-91,88% PNEUMOCÓCICA (<1 ANO)-111,88% PENTA VALENTE (< 1 ANO)-106,88% POLIOMIELITE (< 1 ANO)-106,88% MENINGOCÓCICA CONJ. C (< 1 ANO)-113,75% FEBRE AMARELA-97,5% Coberturas Vacinal da Rotina em Crianças de 1 ano: META 95% MENINGOCÓCICA CONJ. (1 ANO)-108,75% PNEUMOCÓCICA (1 ANO)-110,63% TRÍPLICE VIRAL – D1-102,5% • Coberturas Vacinal da Rotina em Crianças de 1 ano e 3 meses: HEPATITE A-106,25% DTP 2º REF-105% POLIO(VOP/VIP) (2ºREF)-108,75% VARICELA-108,13% TRÍPLICE VIRAL – D2-87,5% NÚMEROS DE VACINAS COM % ADEQUADAS 4. (Fonte: sipni.datasus.gov.br) Frente aos resultados apresentados e procurando responder ao objetivo deste estudo se verificou que as coberturas vacinais ao longo de 1(um) ano, podemos constatar que no ano de 2022 o Município de Vila Nova dos Martírios-MA, 2022, atingindo acima de 95% da cobertura vacinal de rotina em crianças menores de 2 anos do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde. A heterogeneidade de coberturas obtida pelas estratégias do plano de intervenção alcançada, com essas ações podemos demostrar a prevenção e redução de doenças imunopreveníveis.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO