Olá,

Visitante

Estratégias para Aumentar a Cobertura Vacinal no Município de Custódia/Pe: Integrando Os Setores Públicos

A vacinação é a principal ferramenta de prevenção primária de doenças e uma das medidas mais bem-sucedidas em saúde pública, com melhor custo-efetividade. Diante da pandemia da COVID-19 passamos por várias dificuldades na saúde, dentre elas, a baixa procura da população aos serviços da saúde para realizar atualização das vacinas, diminuindo assim o percentual de cobertura vacinal no município. De acordo com as dificuldades encontradas, vimos a necessidade de implantar um plano de ação estratégico envolvendo os setores públicos do município, a fim de melhorar significativamente o percentual de imunização, envolvendo as vacinas de rotina e da COVID-19.

Pandemia COVID-19; • Resistência da população para vacinação; • Dificuldade nos registros das vacinas nos sistemas; • Ausência de educação permanente quanto aos registros nos sistemas de informação; • Falha de comunicação entre os sistemas de informação (PEC/ESUS E SI-PNI); • Ausência na atualização do número da população alvo a ser vacina para cálculo da cobertura vacinal; • Ausência de incentivo financeiro para custeio das ações de vacinação.

Trata-se da execução do Plano de Ação com apoio dos setores públicos municipal, onde realizamos uma análise quantitativa no percentual de cobertura vacinal no ano de 2020, ano de pandemia da COVID-19, comparando aos anos de 2021 e 2022. Segue algumas estratégias implantadas: • Solicitar cartão de vacina atualizado, incluindo a vacina contra COVID-19 para agendamentos de consultas, tratamentos, reabilitação, exames, procedimentos e demais serviços da saúde, bolsa família incluindo novos cadastros, Tratamento Fora Domicílio, disponibilização de leites e medicamentos, matrícula escolar, cadastro dos universitários, renovação de contratos, entrega de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico; • Realizar parceria intensificando as ações de atualização dos cartões de vacinas nas indústrias e Mãe Coruja; • Realizar busca ativa, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, dos pacientes nas comunidades para atualização da caderneta de vacina; • Manter as Educações Continuadas com os profissionais de saúde sobre atualização da caderneta de vacina; • Implantar ação: Vacinas nos Bairros e comunidades quilombolas; • Apoiar as ações do Programa Saúde nas Escolas – PSE durante atualização dos cartões de vacinas e sua análise durante as matrículas escolares; • Manter atualizado os cartões de vacina, incluindo a vacina contra COVID-19 dos profissionais da secretaria de saúde e de obras; • Ampliar as divulgações em carros de som e rádios, referentes a este plano de ação para aumentar cobertura de vacinação.

Durante o período da Pandemia da COVID-19, passamos por dificuldades em manter ou melhorar a cobertura vacinal no município de Custódia/PE. A população assustada com a pandemia evitava sair de casa, dificultando a busca pelos serviços da saúde, incluindo a busca por vacinas, diminuindo assim a cobertura vacinal. Após início das vacinas contra COVID-19, toda a população procurava os serviços da saúde para prevenção da doença, através da imunização, onde inicialmente não podia administrar outra vacina (imunobiológico) junto a vacina da COVID-19, fazendo com que fosse priorizado a vacina contra COVID-19. Diante das dificuldades encontradas, vimos a necessidade de implantar um plano de ação estratégico envolvendo os setores públicos do município, a fim de melhorar significativamente o percentual de imunização, envolvendo as vacinas de rotina e da COVID-19. Podemos observar nos resultados uma melhora nos percentuais de cobertura vacinal no município de Custódia/PE e o fortalecimento das ações de promoção e prevenção da saúde no município. A partir dos resultados alcançados recomendamos manter as ações estratégias do plano de ação com os setores públicos e indústrias, ampliando parcerias com outros serviços.

Principal

Palloma Ramalho Simões

Coautores

Gesislane Leandro da Silva, André Antônio Rodrigues de Souza, Olga Maria Pires de Freitas Gois

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo