Olá,

Visitante

Estratégias para Aumentar a Cobertura Vacinal no Município de Custódia/Pe: Integrando Os Setores Públicos

Categoria não especificada

A vacinação é a principal ferramenta de prevenção primária de doenças e uma das medidas mais bem-sucedidas em saúde pública, com melhor custo-efetividade. Diante da pandemia da COVID-19 passamos por várias dificuldades na saúde, dentre elas, a baixa procura da população aos serviços da saúde para realizar atualização das vacinas, diminuindo assim o percentual de cobertura vacinal no município. De acordo com as dificuldades encontradas, vimos a necessidade de implantar um plano de ação estratégico envolvendo os setores públicos do município, a fim de melhorar significativamente o percentual de imunização, envolvendo as vacinas de rotina e da COVID-19.

Pandemia COVID-19; • Resistência da população para vacinação; • Dificuldade nos registros das vacinas nos sistemas; • Ausência de educação permanente quanto aos registros nos sistemas de informação; • Falha de comunicação entre os sistemas de informação (PEC/ESUS E SI-PNI); • Ausência na atualização do número da população alvo a ser vacina para cálculo da cobertura vacinal; • Ausência de incentivo financeiro para custeio das ações de vacinação.

Trata-se da execução do Plano de Ação com apoio dos setores públicos municipal, onde realizamos uma análise quantitativa no percentual de cobertura vacinal no ano de 2020, ano de pandemia da COVID-19, comparando aos anos de 2021 e 2022. Segue algumas estratégias implantadas: • Solicitar cartão de vacina atualizado, incluindo a vacina contra COVID-19 para agendamentos de consultas, tratamentos, reabilitação, exames, procedimentos e demais serviços da saúde, bolsa família incluindo novos cadastros, Tratamento Fora Domicílio, disponibilização de leites e medicamentos, matrícula escolar, cadastro dos universitários, renovação de contratos, entrega de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico; • Realizar parceria intensificando as ações de atualização dos cartões de vacinas nas indústrias e Mãe Coruja; • Realizar busca ativa, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, dos pacientes nas comunidades para atualização da caderneta de vacina; • Manter as Educações Continuadas com os profissionais de saúde sobre atualização da caderneta de vacina; • Implantar ação: Vacinas nos Bairros e comunidades quilombolas; • Apoiar as ações do Programa Saúde nas Escolas – PSE durante atualização dos cartões de vacinas e sua análise durante as matrículas escolares; • Manter atualizado os cartões de vacina, incluindo a vacina contra COVID-19 dos profissionais da secretaria de saúde e de obras; • Ampliar as divulgações em carros de som e rádios, referentes a este plano de ação para aumentar cobertura de vacinação.

Durante o período da Pandemia da COVID-19, passamos por dificuldades em manter ou melhorar a cobertura vacinal no município de Custódia/PE. A população assustada com a pandemia evitava sair de casa, dificultando a busca pelos serviços da saúde, incluindo a busca por vacinas, diminuindo assim a cobertura vacinal. Após início das vacinas contra COVID-19, toda a população procurava os serviços da saúde para prevenção da doença, através da imunização, onde inicialmente não podia administrar outra vacina (imunobiológico) junto a vacina da COVID-19, fazendo com que fosse priorizado a vacina contra COVID-19. Diante das dificuldades encontradas, vimos a necessidade de implantar um plano de ação estratégico envolvendo os setores públicos do município, a fim de melhorar significativamente o percentual de imunização, envolvendo as vacinas de rotina e da COVID-19. Podemos observar nos resultados uma melhora nos percentuais de cobertura vacinal no município de Custódia/PE e o fortalecimento das ações de promoção e prevenção da saúde no município. A partir dos resultados alcançados recomendamos manter as ações estratégias do plano de ação com os setores públicos e indústrias, ampliando parcerias com outros serviços.

Principal

Palloma Ramalho Simões

Coautores

Gesislane Leandro da Silva, André Antônio Rodrigues de Souza, Olga Maria Pires de Freitas Gois

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Eco-desafio – 30 dias para transformar
Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba