Este trabalho têm como objetivo apresentar as estratégias adotadas para melhoria das coberturas vacinais, na região Médio Paraíba – RJ, composta por 12 municípios. A metodologia para levantamento das informações acerca do planejamento das ações de vacinação nos municípios, utilizou um google forms. Dentre as questões elencadas neste trabalho a região vem promovendo ações que visam a melhoria das coberturas vacinais através do fortalecimento da APS e para efetivação das estratégias apresentadas foi preponderante a articulação da APS com os setores: de Vigilância em Saúde, APS, Planejamento e Tecnologia/informação para discutir ações acerca dessa temática com instituição da sala de situação para discussão dos processos de trabalho relacionados a imunização com os profissionais que atuam na vacinação. Apesar de considerar que as ações implementadas ainda são insuficientes para a melhoria e o alcance de altas coberturas vacinais, as estratégias tem contribuído para a reflexão e busca da garantia dos princípios do SUS.
Os problemas encontrados foram: dificuldades de abastecimento; frascagem de alguns imunobiológicos; déficit de recursos humanos; alta rotatividade de profissionais na APS; discurso negacionista por desconfiança nas vacinas; pouca divulgação das ações; dificuldade de acesso a internet; inacessibilidade operacional e inexistência da interface dos sistemas de informação.
Dentre as questões elencadas a região vem promovendo ações que visam a melhoria das coberturas vacinais através do fortalecimento da APS, por meio da qualificação profissional, realização do monitoramento rápido de vacinação com ampliação da faixa etária até 5 anos de idade e atualização do calendário vacinal em domicílio. Outras estratégias adotadas foram: Implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão em todas as Unidades de Saúde da APS, por alguns municípios, cadastramento da população adstrita, utilização de relatórios nominais para verificação do estado vacinal das crianças; extensão das ações de vacinação durante os finais de semana; horário estendido; vacinação itinerante; utilização de carro de som para divulgação das ações de vacinação; vacinação nas escolas, mediante autorização dos responsáveis. Para efetivação das estratégias apresentadas foram promovidas reuniões integradas entre os setores: de Vigilância em Saúde, APS, Planejamento e Tecnologia/informação para discutir ações acerca dessa temática, com instituição da sala de situação para discussão dos processos de trabalho relacionados a imunização com os profissionais que atuam na vacinação. Implementou-se visita técnica ás salas de vacina, a fim de acompanhar todo o processo de trabalho. Nesse sentido, as estratégias de vacinação na Região Médio Paraíba foram relevantes para melhoria das coberturas vacinais, além de fortalecer, integrar e potencializar os setores envolvidos.
As ações aqui descritas mesmo sendo consideradas ainda insuficientes para o almejado, contribuem substancialmente para a garantia dos princípios do SUS, pautados em uma gestão compartilhada, humanizada e integrada. Além de contribuir para mitigar os riscos de epidemia por doenças imunopreveníveis.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO