Olá,

Visitante

Estratégias de Organização e Planejamento de Ações de Imunização no Município de Carrancas – MG

A vacinação é essencial para manter a criança saudável, pois ajuda a prevenir muitas doenças que podem comprometer o desenvolvimento da criança. A vacinação infantil é uma forma simples, segura efetiva de proteger os pequenos contra doenças, antes mesmo de entrar em contato com elas. Elas ativam as defesas naturais do corpo para construir uma resistência específica para cada infecção e tornam o sistema imunológico mais forte. Os imunizantes agem no sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos e de células de defesa contra doenças específicas. Ao nascer, os bebês precisam ser estimulados a produzir defesas contra microorganismos que estão no meio ambiente, para que não fiquem suscetíveis a contrair doenças que podem apresenta riscos, além de chances de complicações dessas condições, algumas gravíssimas e outras até fatais. De acordo com a OMS, atualmente existem imunizantes capazes de prevenir mais de 20 doenças extremamente perigosas, além de evitar cerca de 2 a 3 milhões de mortes todos os anos por difteria, tétano, coqueluche, gripe, sarampo e outras, sendo assim nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos, prevenindo o surgimento de doenças imunopreveníveis. Desde então a sala de vacina do município de Carrancas – MG traçou estratégias para melhorar este aumento, sendo eles: capacitação com as ACS para auxiliar na busca ativa dos faltosos, abertura da sala de vacina no horário de almoço e horários estendidos para facilitar o acesso aos pais que não podem levar suas crianças em horários comerciais, visando também ao público rural; divulgação na mídias da importância da vacinação, comunicado dos faltosos com a assinatura de termo de responsabilidade dos pais. Concluímos que a principal estratégia foi o empenho da equipe multidisciplinar, cada um com seu papel conseguiu alcançar todas as ações propostas, aumentando a cobertura vacinal, fazendo com que nossas crianças fiquem sempre mais protegidas dessas doenças erradicadas no país.

– Necessidade de mais envolvimento da equipe para alcance das metas – Dificuldade de acesso ao horário de funcionamento da sala de vacina, principalmente para os moradores da zona rural – Incompatibilidade do sistema, que não consta a dose da vacina que foi registrada – Falta de capacitação para a equipe da sala de vacina para aplicação de BCG – Duplicidade dos dados no sistema terceirizado, dificultando o acesso aos dados reais do município.

– Uma das ações mais importantes é a identificação das crianças menores de 2 anos que estão com as vacinas atrasadas, fazer busca ativa, facilitando a dificuldade encontrada de cada pessoa para ter acesso ao horário de funcionamento da sala de vacina. – Ampliação do horário estendido para acompanhamento dos pais que trabalham em horário comercial – O trabalho em equipe também é essencial para atingir a meta de cobertura vacinal, alcançando os indicadores do POEPS Previne Brasil – Educação continuada para as ACS – Divulgação na mídia através de carro de som, redes sociais, cartazes

É de suma importância a organização, planejamento, comprometimento, registro de informações no sistema, desempenho dos profissionais de saúde, trabalho em equipe, na busca de melhoria e alcance das metas das coberturas vacinais. Deve-se adequar estratégias em busca de aperfeiçoar o serviço ofertado, planejando e monitorando o desenvolvimento de ações, a fim de melhorar o desempenho para o alcance das coberturas vacinais, diminuindo as taxas de morbimortalidade infantil por doenças preveníveis. Conscientizar as mães da importância da vacinação orientando quanto as vacinas que serão realizadas, suas possíveis reações adversas e as condutas tomadas frente a elas, juntamente com a necessidade de manter o cartão vacinal da criança em dia.

Principal

KELLEN COIMBRA ALEXANDRE

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo