Olá,

Visitante

Estratégias de Organização e Planejamento de Ações de Imunização no Município de Carrancas – MG

Categoria não especificada

A vacinação é essencial para manter a criança saudável, pois ajuda a prevenir muitas doenças que podem comprometer o desenvolvimento da criança. A vacinação infantil é uma forma simples, segura efetiva de proteger os pequenos contra doenças, antes mesmo de entrar em contato com elas. Elas ativam as defesas naturais do corpo para construir uma resistência específica para cada infecção e tornam o sistema imunológico mais forte. Os imunizantes agem no sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos e de células de defesa contra doenças específicas. Ao nascer, os bebês precisam ser estimulados a produzir defesas contra microorganismos que estão no meio ambiente, para que não fiquem suscetíveis a contrair doenças que podem apresenta riscos, além de chances de complicações dessas condições, algumas gravíssimas e outras até fatais. De acordo com a OMS, atualmente existem imunizantes capazes de prevenir mais de 20 doenças extremamente perigosas, além de evitar cerca de 2 a 3 milhões de mortes todos os anos por difteria, tétano, coqueluche, gripe, sarampo e outras, sendo assim nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos, prevenindo o surgimento de doenças imunopreveníveis. Desde então a sala de vacina do município de Carrancas – MG traçou estratégias para melhorar este aumento, sendo eles: capacitação com as ACS para auxiliar na busca ativa dos faltosos, abertura da sala de vacina no horário de almoço e horários estendidos para facilitar o acesso aos pais que não podem levar suas crianças em horários comerciais, visando também ao público rural; divulgação na mídias da importância da vacinação, comunicado dos faltosos com a assinatura de termo de responsabilidade dos pais. Concluímos que a principal estratégia foi o empenho da equipe multidisciplinar, cada um com seu papel conseguiu alcançar todas as ações propostas, aumentando a cobertura vacinal, fazendo com que nossas crianças fiquem sempre mais protegidas dessas doenças erradicadas no país.

– Necessidade de mais envolvimento da equipe para alcance das metas – Dificuldade de acesso ao horário de funcionamento da sala de vacina, principalmente para os moradores da zona rural – Incompatibilidade do sistema, que não consta a dose da vacina que foi registrada – Falta de capacitação para a equipe da sala de vacina para aplicação de BCG – Duplicidade dos dados no sistema terceirizado, dificultando o acesso aos dados reais do município.

– Uma das ações mais importantes é a identificação das crianças menores de 2 anos que estão com as vacinas atrasadas, fazer busca ativa, facilitando a dificuldade encontrada de cada pessoa para ter acesso ao horário de funcionamento da sala de vacina. – Ampliação do horário estendido para acompanhamento dos pais que trabalham em horário comercial – O trabalho em equipe também é essencial para atingir a meta de cobertura vacinal, alcançando os indicadores do POEPS Previne Brasil – Educação continuada para as ACS – Divulgação na mídia através de carro de som, redes sociais, cartazes

É de suma importância a organização, planejamento, comprometimento, registro de informações no sistema, desempenho dos profissionais de saúde, trabalho em equipe, na busca de melhoria e alcance das metas das coberturas vacinais. Deve-se adequar estratégias em busca de aperfeiçoar o serviço ofertado, planejando e monitorando o desenvolvimento de ações, a fim de melhorar o desempenho para o alcance das coberturas vacinais, diminuindo as taxas de morbimortalidade infantil por doenças preveníveis. Conscientizar as mães da importância da vacinação orientando quanto as vacinas que serão realizadas, suas possíveis reações adversas e as condutas tomadas frente a elas, juntamente com a necessidade de manter o cartão vacinal da criança em dia.

Principal

KELLEN COIMBRA ALEXANDRE

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro