Estratégias de missões gamificadas para excluir diagnósticos errôneos no sistema de saúde

O município de Serra do Navio, foi criado pela Lei nº 007 de 01 de maio de 1992, com área total 7.713,046 km², com população estimada em 4.673 moradores, localizado a 197km da capital Macapá, com acesso limitado a especialistas e exames confirmatórios por ser um município de pequeno porte, observa-se um aumento preocupante de casos de pré-diabeticos e picos de pressão arterial, impulsionados por mudanças no estilo de vida:
redução de atividades físicas tradicionais, maior consumo de alimentos processados e acesso limitado a orientação. Muitos desses casos são interpretados erroneamente sobrecarregando o sistema de saúde e causando um resultado falso no sistema acerca do quantitativo de paciente com doenças crônicas não transmissíveis, com isso, no recorrente
ano, elaboramos o projeto para abranger todas as faixas etárias que em algum momento foram diagnosticados como hipertensos e diabéticos após picos isolados hipertensivos e hiperglicemia.

A partir da premissa que muitos usuários após picos de pressão e outros com glicose acima do normal foram considerados hipertensos e diabéticos, visamos utilizar de estratégias para corrigir diagnósticos equivocados do hiperdia no prontuário eletrônico, além de promover saúde.

O projeto vem alcançando o seu êxito, a adesão dos 29 hipertensos e 12 diabéticos participantes da área 04 aos acompanhamentos tem mostrado a excelente iniciativa da atenção básica, todos aqueles que receberam o diagnóstico de hipertensos e diabéticos confirmam a necessidade de acompanhamento adequado, reportam a melhora na autoestima e até se estimulam a participar cada vez mais na prática de esportes. Os relatórios mensais mostram as estabilizações da glicose e pressão arterial até o presente momento, o que remete a regulação com o endocrinologista e cardiologista que revisarão dados remotamente, para emitir laudos de “diagnósticos revertido”, afim de retificar o diagnóstico que consta no prontuário eletrônico.

O monitoramento tem mostrado adequadas para a possível correção dos diagnósticos errôneos, tornando o projeto espelho nas comunidades vulneráveis, através de estratégias criativas e participativas, sendo realizadas monitoramento contínuos e engajamento comunitário, gerando confiança aos participantes e estilo de vida saudáveis. Os impactos desses erros evidenciam que diagnósticos precipitados são frequentes, porém com essas
ações preventivas, pratica de esportes, alimentação balanceada e a regulação com os especialistas irão laudar diagnósticos errôneos.

autor Principal

Laryssa Lopes do Carmo

laryssalps97@gmail.com

Enfermeira

Coautores

Max Franco Leite Gonçalves, Gerson Hanniel de Souza Rodrigues, Ligiane Soares Neto, Andrea Pereira da Silva, Gleice Kelly de Souza.

A prática foi aplicada em

Serra do Navio

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Serra do Navio(AP)

Rua DD1, 61, Serra do Navio - AP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Gerson Hanniel de Souza Rodrigues

Conta vinculada

09 abr 2025

CADASTRO

09 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma
unblocked games + agar.io