Olá,

Visitante

Estratégia de Fortalecimento Das Ações de Imunização no Território Municipal

Categoria não especificada

Em síntese o tema exposto trás a importância da equipe volante para melhorias das coberturas vacinais nos territórios de Governador Newton Bello- MA, situado na região de saúde de Santa Inês. Sendo o município de grande extensão territorial, dificultando em alguns momentos o acesso as áreas remotas, motivo esse de ter a equipe volante para que se possa levar a vacinação e conseguir a cobertura vacinal. A equipe adicional de campo é composta por profissionais técnicos verificadores da caderneta de vacina e um técnico que tem a função de vacinador que trabalham em parceria com os agentes comunitários de saúde no território, tendo como responsabilidades a garantia de proteção das pessoas através da vacinação. A programação e descida aos territórios são detalhados ou adequados segundo a organização dos serviços de saúde de cada Estratégia Saúde da Família no município,é realizado os mapeamentos dos grupos por equipe em relação aos povoados e localidades existentes. A equipe volante trabalha diariamente seguindo o cronograma estabelecido pela coordenação, estabelecendo prioridades tais necessidades do território, levando a vacina aos usuários melhorando o processo de trabalho das equipes e tendo como garantia a cobertura vacinal que impactara na redução das doenças imunopreveniveis. Articular os esforços entre as instituições para a resolução dos problemas encontrados sob a responsabilidade conjunta nos casos da não vacinação, trás o fortalecimento da estratégia para que seja executada a imunização. A confiança nas vacinas e nos profissionais de saúde é de fundamental importância para manter os problemas que irão surgir a serem amenizados e solucionados, e os desafios de enfrentar os grupos que recusam ou retardam a vacina sejam alcançados, para que a demanda e o uso das vacinas por parte da população siga o esquema vacinal recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações apresentado pelas instituições de saúde. Um importante ponto a ser considerado é que as ações com a equipe volante foi de grande impacto positivo nas coberturas vacinais do Governador Newton Bello- MA, pois esta sendo uma estratégia que leva a vacinação ao usuário e garanti a imunização em tempo oportuno e diminuindo em relação a população faltosa do município. Sendo as vacinas e as ações de vigilância as responsáveis pela eliminação e controle de doenças imunopreveníveis, como a erradicação da varíola, a interrupção da transmissão da poliomielite, o controle do sarampo e a diminuição de casos de rubéola e covid, mas atualmente existe a preocupação pelas quedas das coberturas vacinais, levando ao alerta de um empenho e esforço e envolvimento das três esferas de governo. Com isso se faz necessário o maior envolvimento da população para que possamos ter êxito nas estratégias estabelecidas em todo território.

Tendo como um dos principais problemas identificado a falta de interesse dos pais, percepção enganosa de parte da população de que não é preciso vacinar porque as doenças desapareceram, a perda da oportunidade de vacinação no momento que adentra a algum serviço de saúde, desconhecimento e medo dos eventos adversos, falta de imunobiológicos, território de difícil acesso, a falta de obrigatoriedade de apresentação da Caderneta da Criança (vacinação) para matrícula escolar, falta de informação sobre a vacina e as Fake News. E como desafio tem o cumprimento do calendário de vacinação em tempo oportuno para que de fato aconteça a imunização, participação da população na adesão da vacina, a ampla divulgação para combater a falta de informação, a exigência da apresentação da Caderneta da Criança (vacinação) para matrícula escolar, melhoramento das vias de acesso.

O Planejamento das ações a serem executada com a equipe volante é de fundamental importância, o plano de ação e cronograma em que contemple a organização e programação detalhada da vacinação, instrumento importante para mapear a população-alvo para alcançar a meta definida para os grupos prioritários, sendo fundamental ter informação sobre a população referida, articulação e garantia do fornecimento regular de imunobiológicos e a organização do fluxo de distribuição, identificação dos faltosos através da lista nominal, mobilização dos profissionais de saúde para realização da busca ativa vacinal no território através da equipe, parceria com instituições de ensino através do programa Saúde na Escola (PSE) fortalecendo a intersetorialidade, monitoramento e avaliação dos dados do sistema de informação e das ações executadas, fortalecimento das campanhas de vacinação faz com que a estratégia tenha excito e refletido o alcance das metas de vacinação.

Assim sendo para que de fato aconteça a mudança é necessário o envolvimento da gestão junta a população para que tenha um resultado satisfatório nas coberturas vacinais. Sendo a equipe volante uma estratégia que esta incorporada a equipe saúde da família trazendo dessa forma a aproximação do usuário com o serviço prestado e ampliação da cobertura vacinal.

Principal

ANTONIA DAYANE LINHARES FERREIRA

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba