O projeto TMJ Rocinha com mais saúde e educação propõe duas frentes de atuação: Eixo 1. TMJ Rocinha para Aprender e Empreender e eixo 2. Jovens Profissionais do Audiovisual na Saúde.
Eixo 1: Busca promover o desenvolvimento educacional e o espírito empreendedor para crianças da comunidade. Surge como uma resposta necessária aos desafios educacionais enfrentados na comunidade da Rocinha, Rio de Janeiro. Diante de números preocupantes de evasão escolar, desigualdades socioeconômicas históricas e agravamentos causados pela pandemia, essa iniciativa comunitária, liderada pelo Instituto TMJ Rocinha, busca garantir uma “Educação de Qualidade” para todos e “Redução de desigualdades”, alinhando-se aos ODS 4 e 10 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nosso compromisso se traduz na oferta de uma abordagem educacional abrangente que abarca o desenvolvimento escolar, atividades de aprimoramento de habilidades empreendedoras, além de atividades educativas, artísticas e lúdicas, e programas de alfabetização para crianças.
Eixo 2: Oferecer oportunidades de capacitação e entrada no mercado de trabalho digital para 20 jovens da Rocinha, com ênfase na produção de vídeos com temática de saúde. Essa formação tem como objetivo prepará-los para desempenhar funções técnicas cruciais, como assistentes de câmera, editores de vídeo, especialistas em iluminação e áudio, e operadores de computador. Porém, incluindo também, gestor de conteúdo, envolvendo, pesquisa de fontes, conhecimento de terminologias, definição de contextos sociais e referências do público-alvo, adaptação de estilo, avaliação de recepção e estratégias de mídia e suportes alternativos. Um profissional direcionado para a temática de saúde com capacitação ampla na área. A existência do recorte no tipo de conteúdo permite a maior abrangência de funções a serem aprendidas.
Posteriormente, buscamos, por meio da capacitação desses jovens, a produção de vídeos voltados para a temática de saúde e prevenção. A abordagem contemplará temas relevantes, como tuberculose, combate à dengue, orientações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, vacinação, saúde mental, amamentação, prevenção ao suicídio, doação de sangue, saúde masculina e feminina, entre outros. A produção audiovisual utilizará informações provenientes do diagnóstico de saúde na Rocinha, seguirá o calendário do Ministério da Saúde e pesquisará junto aos jovens suas demandas específicas e obstáculos próprios diante dos objetivos de prevenção ou tratamento.

O Rio de Janeiro enfrenta desafios expressivos nos setores de saúde e educação, conforme dados do ICS; SDSN (2021). Com uma pontuação geral de 57,3/100, a cidade lida com uma considerável evasão escolar, falta de conclusão do ensino médio e acesso limitado à renda, principalmente nas favelas e territórios periféricos. O Estado do Rio de Janeiro, com 12,63% de domicílios em favelas, destaca a Rocinha como uma das maiores aglomerações subnormais do Brasil, enfrentando preocupantes taxas de evasão escolar, liderando a lista com 17,1% de crianças fora da escola.
A pandemia agravou os desafios educacionais nacionalmente, com 99,3% das escolas brasileiras suspendendo atividades presenciais. A Rocinha, em particular, enfrenta problemas como dificuldades de acompanhamento das aulas (30%) e a necessidade de trabalhar (48%), contribuindo para o abandono escolar.
Na questão de saúde, a ocupação desordenada das favelas, aliada à falta de ações coordenadas do poder público, resultou em sérios problemas ambientais e de saneamento básico. A Rocinha, com altas taxas de doenças como dengue, leptospirose e tuberculose, destaca-se como um foco dessas enfermidades. Durante a pandemia, a favela enfrentou grande número de infectados pela COVID-19, além de altas incidências de Infecções Sexualmente Transmissíveis entre os jovens e de casos alarmantes de problemas na saúde mental.

no Eixo 1: O projeto permite a manutenção de 5 turmas de reforço escolar, com aulas que ocorrem na sede do TMJ Rocinha e também na biblioteca parque da Rocinha. Todos os alunos tiveram melhora significativa no desempenho escolar, além de acesso a estruturas de cultura e lazer.
No Eixo 2: Formamos 2 turmas de cerca de 15 jovens cada, as aulas funcionavam na parte teórica e captação de imagens na biblioteca parque da Rocinha e a parte de edição nos laboratórios do departamento de Design da PUC-Rio.

Ter parceria com as escolas públicas dos alunos, conseguir estender o apoio à família dos alunos, para dar uma estrutura e evitar evasão.

autor Principal

Instituto TMJ Rocinha

denisrpg@gmail.com

coordenador

Coautores

Denis Neves, Davison Coutinho, Ilana Guinland, Anderson Iata Mendonça, Bruno Amorim

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Travessa do Campo Esperanca, 2 rocinha

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Denis Neves

Conta vinculada

29 jun 2025

CADASTRO

25 set 2025

ATUALIZAÇÃO

22 jul 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io