Olá,

Visitante

Estágio na Comunidade: Ações de Educação em Saúde Realizadas na Comunidade Vale da Cachoeira no Municipio de Palmas/To

o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade conta com o módulo de Estágio na Comunidade (EC) que estimula desenvolvimento de competências e habilidades que contemplem a auto-gestão e protagonismo dos residentes favorecendo o fortalecimento da rede de serviço e vínculo SUS comunidade. Neste sentido optou-se por trabalhar com a categoria de comunidades tradicionais e vulneráveis, visto que este era o cenário expresso no território de abrangência. A comunidade Vale da Cachoeira está localizada no território de saúde Apinajé 2 em Palmas-TO. Por estar situada na zona rural os mesmos possuem difícil acesso aos serviços e ações em saúde. Desse modo a implantação do grupo de EC fez-se necessário por sua relevância para promoção da qualidade de vida e redução de vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos determinantes e condicionantes dessa população, além disso, fortalece ações com o foco na autonomia e construção de processos sociais dessa comunidade.

Ofertar ações de educação em saúde, promoção e prevenção de doenças e agravos a saúde da comunidade, proporcionando melhora da qualidade de vida e maior integração dessa população com o Centro de Saúde da Comunidade (CSC) de referência no município d Trata-se de um relato de experiência vivenciado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade no módulo de EC, no período de março de 2018 até o presente momento. Para dar início as intervenções de educação em saúde na comunidade Vale da Cachoeira, foi realizado no primeiro momento pelos residentes, uma visita in loco afim de desenvolver um diagnóstico situacional da comunidade e para em conjunto com a mesma definir e alinhar as atividades que seriam desenvolvidas durante os encontros, após esse momento, foram acordados encontros quinzenais para realizações de atividades com os temas sugeridos. as ações compreenderam oficinas, atividades lúdicas, dinâmicas e rodas de conversas.

No decorrer do EC foram desenvolvidas ações relacionadas a prática de atividade física e esporte (judô), orientações nutricionais voltadas a adoção de hábitos alimentares saudáveis, orientações posturais, uso de fitoterápicos, aleitamento materno e introdução a alimentação complementar, mitos e verdades referentes a saúde bucal, oficinas culinárias, além de palestras motivacionais e gincanas lúdicas. Tais atividades, buscaram promover melhora da qualidade de vida e estado de saúde da comunidade e proporcionar através da problematização e do diálogo que a população tivesse autonomia da tomada de decisões quanto ao autocuidado.as ações desenvolvidas durante o EC Vale da Cachoeira fomentaram troca de conhecimento junto aos residentes executantes das ações e população alvo. Fidelizando e garantindo um espaço regular para realização de educação em saúde na zona rural, visando a promoção de saúde, prevenção de doenças e ampliação da autonomia e co-responsabilidade dos sujeitos inseridos na comunidade. Além de contribuir com o protagonismo dos residentes em campo e para o fortalecimento do vínculo entre CSC e comunidade.

Principal

Mallu Mayara De Sousa Leite

mallumayara@hotmail.com

Coautores

Ana Paula Milhomem Lima, Gersimeyre Coelho De C. Dos Santos, Halanderlan Santana Lima, Lívia Sacha De Castro S. Oliveira, Thaís Sales Carvalho Oliveira

A prática foi aplicada em

Palmas

Tocantins

Norte

Instituição

408 Norte, Alameda 02, Lote 04, Esquina Com A Alameda 07, Residencial Helena, Palmas/To.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Daniel Borini Zemuner

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

26 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atuação do programa saúde na escola (PSE) no enfrentamento da dengue e outras arboviroses
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Zoonoses e Vetores na Escola: Informação, Educação e Comunicação em Saúde como ferramenta de mudança.
Rio de Janeiro
Práticas
A Integração Ensino Serviço Comunidade em Volta Redonda/RJ: Em defesa da formação no SUS para o SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro