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Escolhas

Já há alguns anos, o uso de drogas tem se tornado um fator avaliado com atenção em nossa sociedade, pois se sabe de seu caráter devastador na vida individual, familiar e social. Desde a destruição de vínculos parentais à violência devido ao tráfico, muito se perde quando alguém escolhe fazer uso de drogas. Em uma pesquisa do IBGE, publicada pelo jornal o Globo, realizada no ano de 2015 com estudantes concluintes do nono ano de escolas públicas e privadas, observou o aumento do número de adolescentes no Brasil que já experimentaram álcool de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015. A taxa dos que usaram drogas ilícitas também aumentou de 7,3% para 9%. Esses números refletem a necessidade de pensar em estratégias preventivas para esse público, pois é na adolescência que, em muitos casos, a droga é experimentada pela primeira vez. Nessa fase se estabelecem hábitos importantes que serão levados para a vida adulta.

A principal finalidade da experiência é oferecer aos adolescentes acesso a informações e conhecimentos a respeito da dependência química, proporcionando, assim, pensamento crítico acerca de suas escolhas. Elaboração da proposta: os primeiros passos foram a elaboração do projeto e da estratégia de abordagem de cunho mais educativo e acolhedor. Pois não queríamos apenas falar aos que não fizeram uso, mas também aos que estão em situação de risco e/ ou dependência. Público: definimos pelo público adolescente, entre 14 e 16 anos a princípio, pois precisávamos fazer um corte que nos permitisse trabalhar com qualidade. Assim, escolhemos iniciar a aplicação do projeto em todas as escolas municipais, nas turmas de 9º ano. No entanto, compreendemos a necessidade de ampliação desse projeto a outros grupos.

• O projeto foi executado em 8 escolas do município para 9 turmas. Em torno de 170 alunos participaram da abordagem. • Ao final do projeto, as escolas estaduais, tendo ouvido falar do trabalho, solicitaram que esse fosse estendido até elas. Sendo esse o objetivo do projeto no presente ano. Aumentar a abrangência para escolas estaduais que também possuem grande número de estudantes na cidade. • Sensibilização para a necessidade de instrumentalizar professores referente a essa temática, que resultou em projetos para 2019. Realizar um momento de capacitação para professores. O trabalho já tem se mostrado bastante aceito e a abordagem é bem recebida, porém os desafios que ficam é como ampliar esse serviço de prevenção aos mais jovens? E não apenas a esses, mas os familiares e professores precisam ser assistidos no trato dessa temática, não somente para boa orientação aos adolescentes, mas porque estes mesmos, muitas vezes, apresentam condutas contraditórias ou até mesmo violentas sobre o assunto.

Principal

Jucilene Montagna Vieira

jucilene.psicologa@gmail.com

Coautores

Cristiane Aparecida Leandro De Souza, Esther Midori Konell Maehar,

A prática foi aplicada em

Rio do Sul

Rio do Sul

Rio do Sul

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Rio do Sul

Rua Tuiutí, 154 - Centro, Rio Do Sul - SC, 89160-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sueli Terezinha De Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

21 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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