Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor lombar atinge mais de 80% da população mundial. No município de Irecê, Bahia, esta realidade não é diferente, gerando uma demanda bastante representativa na busca pelo serviço fisioterapêutico ambulatorial. Neste sentido, os fisioterapeutas, da Unidade de Fisioterapia do município, desenvolvem desde 2017, a Escola de Postura, serviço voltado para os usuários encaminhados após alta do tratamento fisioterapêutico ambulatorial. Para a inclusão, o diagnóstico é a lombalgia crônica, as quais levam a uma recidiva do quadro contribuindo para o retorno para a fisioterapia, aumentando a procura pelo serviço. Foi criado com a finalidade de reduzir a demanda reprimida da fisioterapia ambulatorial, uma vez que, desenvolve a consciência corporal do paciente, mantendo-o bem informado e sensibilizado quanto à prevenção da reincidência das algias vertebrais, buscando melhorar a qualidade de vida, devolvendo o bem estar ao usuário.
Desenvolver ações de prevenção e promoção e educação em saúde, sobre as formas da saúde coletiva, no âmbito da fisioterapia preventiva para as lombalgias crônicas. Conscientizar os usuários da importância de se adotar uma boa postura. Promover atividades desenvolvidas de prevenção, promoção e educação de saúde envolvendo palestras, alongamentos e fortalecimento muscular em práticas realizadas em grupo. Os usuários são identificados no tratamento ambulatorial, com diagnóstico de lombalgia, sendo convidados a participarem de um grupo da Escola de postura, no anexo da Unidade de Fisioterapia de Irecê, acompanhado pelo fisioterapeuta do serviço. Atualmente, contamos com 05 grupos, acolhendo 25 usuários cada, de diferentes faixas etárias e de ambos os sexos, durante uma hora, semanalmente. Para a realização das ações são utilizados materiais tais como: bastões, colchonetes bolas, elásticos e de multimídia (datashow e caixa de som).
Em um estudo quantitativo com 80 usuários, após 6 meses de frequência na Escola de Postura, pode- se comprovar a sua importância. De acordo com a pesquisa, 62% dos participantes sentiram-se bem e 30% muito bem das dores articulares desde que iniciaram as atividades em relação ao uso do medicamento para a dor, 75% referiram diminuição do uso e quanto à procura do profissional médico para o tratamento da dor, 72% não procuraram no período da pesquisa. Outros benefícios observados e comprovados a partir das ações da Escola de Postura são: melhora da autoestima, promoção da sociabilidade, aumento de vagas para o serviço ambulatorial de fisioterapia municipal, melhora da flexibilidade e consciência corporal, e da qualidade de vida. A participação na Escola de Postura busca melhorar a postura e a consciência corporal, tonificar a musculatura e recondicionar a respiração, além de promover a socialização nos encontros. Conclui-se que com a integridade da coluna vertebral, os intervalos entre as crises álgicas aumentam, reduzindo o uso de medicação e a busca de serviços médicos e de fisioterapia, além de promover um retorno significativo para a saúde da população, bem como a qualidade de vida dos usuários.
Tva. Noel Nutles, Sn, Centro, Irecê - BA
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO