- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
JULIANA BRAZÃO
- 12 set 2024
Amapá
O Município com um pouco mais de 10 mil habitantes, elaborou no início do mês de março seu plano de contingência e o pôs em prática, lançando mão da divulgação de medidas preventivas nas redes sociais, publicação de normatização para os atendimentos dos profissionais de saúde e publicação de decretos de restrição e contingenciamento. Em seguida, foram implantadas barreiras sanitárias, ofertado treinamento aos profissionais de saúde para atendimentos de casos da doença, feito desinfecção de ruas e instalado o Centro de Triagem. Com o registro do primeiro caso, foram tomadas medidas mais enérgicas com fim de evitar a propagação acelerada e, a população recebeu álcool gel e máscaras reutilizáveis, além do monitoramento da Vigilância Epidemiológica e dos profissionais da Atenção Básica, setor que não teve suas atividades suspensas, estratégia para estreitar a detecção precoce de possíveis casos, avaliando os sintomáticos respiratórios dos territórios adscritos, passarem a ser mais acirrados.
Medidas implantadas de maneira precoce foram capazes retardar a entrada do vírus no Município de Trajano de Moraes e, diminuir os agravos causados pela doença. A cidade situada no interior Rio de janeiro, mas precisamente na região Serrana, foi a última a registrar casos de COVID em seu território. Com 70 casos, atualmente, sem óbitos e com registro de uma internação ( paciente já recuperado),
Aplicar medidas precoces de prevenção e monitoramento fazem a diferença no controle da propagação do COVID 19, portanto, diante de um cenário ameaçador faz-se necessário a convocação de personagens capazes de analisar a situação de forma técnica e definir estratégias imediatistas para que se evite o início repentino e acelerado de casos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO