O encontro de gestantes realizado pela Unidade Básica de Saúde Dr. José Ribamar Cavalcante, em Calçoene, no dia 14 de junho de 2024, teve como objetivo promover acolhimento, fortalecer vínculos entre serviços de saúde e gestantes, e oferecer informações essenciais sobre saúde materno-infantil. O projeto teve como objetivo geral promover o acolhimento e o fortalecimento de vínculos entre gestantes e os serviços de saúde, contribuindo para uma gestação mais saudável e consciente através de metas específicas como oferecer informações sobre amamentação, mudanças hormonais e saúde mental na gestação. Distribuição kits de higiene e materiais neonatais para reduzir carências socioeconômicas. Criar um espaço de convivência e troca de experiências entre as gestantes. Orientação sobre métodos contraceptivos pós-parto e cuidados com o recém-nascido. Reduzir índices de desinformação e vulnerabilidade psicossocial durante a gestação. A execução da ação foi viabilizada em equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde) por meio de palestras educativas com profissionais de saúde sobre: Técnicas de amamentação e seus benefícios. Mudanças hormonais e fisiológicas na gestação. Saúde mental e autocuidado durante e após a gravidez. Distribuição de kits de higiene pessoal e neonatal para auxiliar no pós-parto. Momento de convivência com buffet, promovendo interação e descontração. Orientação individual sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar. Também outros recursos foram utilizados materiais educativos (folders, cartilhas, demonstrações práticas) e kits de neonatais (banheiras, fraldas e maletas).
A iniciativa buscou reduzir vulnerabilidades locais, considerando o contexto sociocultural do município, onde fatores como evasão escolar e dependência do extrativismo podem impactar negativamente o estado psicossocial na gestação.
Aumento do vínculo das gestantes com a UBS, evidenciado pela participação ativa e feedback positivo. Maior conscientização sobre amamentação e saúde mental, reduzindo mitos e ansiedades. Distribuição de kits, que auxiliaram na diminuição de custos para famílias em situação de vulnerabilidade. Fortalecimento da rede de apoio, com gestantes relatando maior segurança e acolhimento. Sensibilização sobre métodos contraceptivos, contribuindo para o planejamento reprodutivo.
Integração de educação em saúde, assistência psicossocial e suporte material. A abordagem humanizada e participativa contribuiu para a redução de vulnerabilidades e o fortalecimento do vínculo entre as gestantes e os serviços de saúde. Recomenda-se a continuidade e expansão da iniciativa, com periodicidade trimestral e inclusão de novos temas, como puerpério e parentalidade responsiva.
UBS José Ribamar - Rua Antônio Teodoro Leal - Calçoene, AP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO