Olá,

Visitante

em Busca dos Nossos e Tecendo Laços

Comunidades isoladas são símbolo de tranquilidade e qualidade de vida, imaginadas sendo o melhor ambiente para levar uma vida tranquila e sem violência. Presidente Getúlio/SC é um município do Alto Vale Do Itajaí que abriga a pequena localidade Quadro Novo. o único atrativo da comunidade são as atividades religiosas, não possuindo acesso à bens e serviços. Está à 18 km da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, encontrando dificuldades ao acesso. Para o desenvolvimento da ação, sentiu-se necessidade de conhecer a extensão das micro áreas, de construir vínculos, incentivar pacientes a frequentarem a UBS e cuidarem da sua saúde. Além da dificuldade do acesso, o isolamento, a ansiedade decorrente da agricultura incerta, a necessidade de se programar para consultas médicas, o cansaço de longas jornadas de trabalho abriram brechas para o surgimento patologias. Preocupados com a questão, a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Niterói deu origem ao Projeto.

Resgatar e estreitar os laços profissionais com os pacientes diminuir o tempo de espera de consultas levar diretamente na comunidade orientações, atendimentos, oficinas de artesanato e momentos de descontração e proporcionar melhora na auto estima, b o Projeto é realizado no salão da Igreja Católica na localidade Quadro Novo. São oferecidas mensalmente consultas médicas pré-agendadas durante a visita domiciliar da Agente Comunitária de Saúde. No dia das consultas os pacientes passam por avaliações realizadas por equipe de enfermagem, que verificam a pressão arterial, a glicemia capilar e oferecem orientações gerais. Os moradores também contam com aulas de artesanatos ministrado por uma professora, desenvolvendo a oficina do “Tricô Terapia”, esta, realizada quinzenalmente. as participantes aprendem a fazer tricô, realizam confraternização com café colonial feito por elas, proporcionando momentos de descontração.

Os objetivos foram alcançados, sendo possível construir laços profissionais versus pacientes, transmitir com clareza através das consultas médicas e do “Tricô Terapia”, a importância do autocuidado físico e mental, promover saúde, prevenir doenças, proporcionar praticidade e comodidade para os 42 moradores da comunidade. Foram construídos laços com as famílias mais carentes, incorporadas novamente à comunidade e houve a percepção da confiança gerada por parte das famílias em relação à equipe. o projeto teve 100 % de adesão, não houve índice de faltas sem justificativas, sendo aceito e usufruído pela comunidade como um importante evento local. Após a divulgação do projeto, o mesmo foi solicitado por moradores de outras comunidades.o Projeto na localidade Quadro Novo tem proporcionado a troca de vivências das culturas antigas com as contemporâneas e estimulado o autocuidado. o “Tricô Terapia” tem exercitado a paciência das participantes e rendido muitas risadas com a interação da professora. Concluímos, que todos acabam aprendendo nessa troca de saberes, cada qual com sua experiência de vida. o projeto será estendido para mais uma localidade do interior do Bairro Niterói, focando a importância da prevenção.

Principal

Priscila Faria

priscilafaria30@hotmail.com

Coautores

Patrícia Maria Keskefroelich, Márcio Scussel, Cheila Hoepers

A prática foi aplicada em

Presidente Getúlio

Presidente Getúlio

Presidente Getúlio

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Curt Hering, 625, Apto 15, Centro, Presidente Getúlio

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Iara Possamai

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhada Ecológica de Luzerna: Cinco Anos Interagindo Saúde e Meio Ambiente
Santa Catarina
Práticas
Integração da saúde e da comunidade no município de Santa Rosa de Lima (SC)
Santa Catarina
Práticas
Centro de Atenção A Criancas e Adolescentes em Situação de Violência Sexual (Cavs) de São Jose/Sc
Santa Catarina
Práticas
Saúde na Comunidade: Levando o Serviço de Saúde para A Prática Cotidiana com Olhar na Atenção Básica
Santa Catarina
Práticas
Trajetória de Implantação da Residência em Medicina de Família e Comunidade, Município de Pequeno Porte no Interior de Sc: Benedito Novo Cenário de Prática Ensino-Serviço no Sus
Santa Catarina
Práticas
Caminhos para Proteção – Prevenção de Violência Sexual na Infância
Santa Catarina
Práticas
Institucionalização da Assistência Farmacêutica no Município de Pomerode
Santa Catarina
Práticas
Coapes como Ferramenta para Fortalecer Os Processos Educativos na Atençao Basica
Rio Grande do Sul
Práticas
Educação em Saúde Entre Fronteiras do Mercosul como Fonte de Rastreamento e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis
Rio Grande do Sul
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar A Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses
Rio Grande do Sul