Educação popular na saúde do homem protagonizada por profissionais da Atenção Primária à Saúde de Horizonte (CE)

O objetivo foi contribuir no aprimoramento da atuação dos ACS e ACE em relação às práticas educativas, de mobilização social e promoção da saúde tendo como referencial político metodológico a Educação Popular na Saúde (ELIAS, 2013). Anteriormente, foram realizadas reuniões onde se construiu músicas que divulgassem de forma lúdica a saúde do homem. Os ACE foram convidados por terem participado do curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). As apresentações aconteceram de 20 a 27 de novembro de 2015 em um depósito de material de construção e na Secretaria de Infraestrutura e Limpeza Urbana. Desenvolveram-se ações de medição de pressão arterial, glicemia, vacinação e avaliação de saúde bucal. As músicas retrataram temas como o alcoolismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, câncer de próstata, saúde e qualidade de vida. Utilizaram-se os instrumentos sanfona, pandeiro e triângulo. A próstata pode matar, minha gente de Horizonte. Hoje venho lhe alertar, câncer de próstata é perigoso, ele pode até nos matar (BIS) Lá, lá…Novembro é mês importante, Ceará, de norte a sul, é o mês da prevenção, por isso chama novembro azul (BIS)Lá, lá…Tem o proctologista para lhe examinar, para fazer exame da próstata, para doença não nos matar (BIS)Lá, lá…O esforço do estado, com apoio e exatidão, nos manda ao posto de saúde para fazer a prevenção (BIS)Lá, lá…Novembro azul, faça sua prevenção. Horizonte hoje vem nos convidar, esse encontro você não pode faltar. Para falar sobre o câncer de próstata, é doença perigosa que pode até nos matar (BIS).

Este estudo mostra ações de profissionais da Estratégia Saúde da Família, agentes de combate às endemias do Núcleo de Endemias, Nasf e profissionais residentes e preceptores da RIS/ESP no município de Horizonte, Ceará. Os protagonistas sentiram-se motivados a desenvolver ações em saúde do homem, envolvidos pelo momento da Campanha Novembro Azul que buscou conscientizar os homens sobre a importância do cuidado à saúde.

Entende-se que o vínculo entre a população e o acesso á educação em saúde persiste nas práticas educativas tradicionais, desvalorizando o protagonismo e o empoderamento do sujeito.

Principal

José Auricélio Bernardo Cândido

jabeauricelio60@hotmail.com

Coautores

José Auricélio Bernardo Cândido

A prática foi aplicada em

Horizonte

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Pres. Castelo Branco, 5100 - Centro, Horizonte - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

José Auricélio Bernardo Cândido

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

22 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas