Olá,

Visitante

Educação Nutricional com Portadores de Diabetes Mellitus Tipo Ii em uma Unidade Básica de Saúde

As atividades foram executadas em uma Unidade Básica de Saúde da Família “UBS Tercio Costa da Silva” localizada na zona rural. ? Todos os participantes portadores de Diabetes tipo2 ? 04 encontros (sendo 1 por semana). Atividade 01: “Conhecendo o diabetes tipo 2” “Comoeu me cuido” No primeiro encontro foi realizada uma roda de conversa com os usuários,apresentando aspectos da doença, fatores de risco que interferem no controle Da doença.Deforma lúdica foi realizada uma dinâmica para avaliar o nível de conhecimento dos cuidadosreferente ao diabetes tipo II. A dinâmica consistiu em colocar o nome de todos osparticipantes em uma caixinha e sortear. Quando o nome era sorteado, o participante respondia“ O que eu faço para me cuidar? E o que eu não faço para me cuidar? Atividade 02: “Conhecendo os alimentos”, “Comer bem para viver melhor” Nessa atividade os participantesforam orientados e a realizar montagem das refeições (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar). Atividade 03: “Aprendendo a comer bem na prática” Foi realizado na prática a cocção de 03 receitas específicas para diabéticos tipo 2 junto com os usuários. Para que eles entendessem a importância de conhecer os alimentos que estão ingerindo em suas refeições. Atividade 04: “Eu me cuido” Na atividade do último encontro os participantes fizeram uma retrospectiva dos encontros e trocaram experiencias referente ao modo de lidar com a patologia.

Levando em consideração que a Diabetes mellitus é uma doença que exige do indivíduo tratamento contínuo e permanente, principalmente mudanças na alimentação que deve ser executada durante toda a vida. Para a eficácia dele é necessária motivação, educação continuada e promoção do autocuidado?

A opção pelo desenvolvimento das ações em grupo facilita a participação dos usuários, diminuindo a vulnerabilidade deles. No convívio entre pessoas, criam-se vínculos que possibilitaram o surgimento de incentivo, melhora do senso de humor, aspectos essenciais para ampliar a resistência às mudanças de estilo de vida. Recomendo aos profissionais envolvidos com cuidado na Atenção básica a desenvolver esse projeto com objetivo de melhorar o autocuidado dos portadores de diabetes tipo II.

Principal

Erlem Patricia Alves de Queiroz

enf.erlemqueiroz@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Urupá

Rondônia

Norte

Instituição

linha 16, zona rural

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Erlem Patricia Alves de Queiroz

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba