Olá,

Visitante

Educação em Saúde Entre Fronteiras do Mercosul como Fonte de Rastreamento e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Sífilis, Hepatites B e C são doenças , altamente incidentes, cujos tratamentos estão disponíveis gratuitamente no sistema público de saúde brasileiro. Para estas, há políticas que prevêem a oferta e disponibilidade de testes rápidos na atenção básica, pois muitas pessoas ainda desconhecem sua condição sorológica, o que as impede de realizar tratamento oportuno, podendo aumentar a cadeia de transmissibilidade na comunidade. o municipio de São Borja desenvolveu em 2018 uma ação na Ponte Brasil/Argentina com apoio da Mercovia para conscientização, testagem rápida e informações de saúde para os circulantes. o caminhoneiro de rota longa que transita pelas fronteiras brasileiras, muitas vezes não possui acesso as UBS, e a realização de testes rápidos pode não acontecer devido ao horário, localidade e fluxo de atendimento das unidades de saúde, tornando este profissional um alvo de vulnerabilidade social de nível coletivo.

Apresentar e informar sobre prevenção e promoção à IST’s/Aids aos caminhoneiros de rota longa que transitam pelas fronteiras internacionais do Brasil, tendo em vista diferentes contextos de vulnerabilidade. Tratou-se de um estudo qualiquantitativo longitudinal em pesquisa desenvolvida conjuntamente por São Borja/RS/BR e Santo Tomé/Crtes/AR. Ação em saúde foi executada por 12 horas no dia de maior fluxo de caminhões na fronteira Brasil/Argentina. o publico-alvo foi caminhoneiros e suas respectivas famílias presentes no dia, onde no momento do teste receberam o laudo da testagem e recomendações sobre o contágio, além disso foram distribuidos metodos preventivos. Foram ofertados 4 testes rápidos (HIV, Sifilis, Hep. B e C), em local reservado, com informações através de folders em língua portuguesa e espanhola. Aplicabilidade e coleta dos resultados foram realizadas in loco, planilhados e levando em consideração o relato dos pesquisados.

as intervenções executadas durate o período de coleta de dados com aplicação dos testes rápidos, ocasionou uma estratégia de enfrentamento de pandemia entre as fronteiras, onde em sua maioria dos pesquisados brasileiros e outras nacionalidades, não estavam informados sobre a testagem rápida gratuíta realizada nas UBS, bem como as opções de tratamentos para as IST’s/AIDS. Muitos nunca foram testados para estas patologias, propiciando a propagação de uma suposta contaminação entre parceiros. Foram atendidos 46 caminhoneiros e ofertados 4 testes para cada um, totalizando 184 testagens rápidas e a distribuição de folders para todos que circulavam na Mercovia.A ação Brasil/Argentina apontou que, apesar das campanhas de mídia, existem usuários que não possuem acesso as informações sobre IST’s. Através da mobilização entre fronteiras, o cenário da educação em saúde bem como a propagação de informação à nivel internacional, contribui na diminuição do índice de contaminação. Portanto, a criação de políticas públicas de educação em saúde envolvendo regiões fronteiristas pode auxiliar na diminuição das IsT’s e reduzir custos e agravos à saúde.

Principal

Lucile Meire Felix

lucilefelix@hotmail.com

Coautores

Glauber Carneiro

A prática foi aplicada em

São Borja

Rio Grande do Sul

Sul

Aparicio Mariense 3362 São Borja/Rs

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Jose Luiz Machado Rodrigues

joseluiz@saoborja.rs.gov.br

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins
Práticas
Projeto Vida: Humanizar É Preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo