Olá,

Visitante

Caminhada Ecológica de Luzerna: Cinco Anos Interagindo Saúde e Meio Ambiente

A pratica de exercícios físicos vem conquistando cada vez mais adeptos, podendo ser comprovado pelo aumento de números de academias e centros de treinamento. Porém, existe uma parcela da população que continua relutante e cabe aos profissionais de saúde da família buscar alternativas para tornar a pratica mais agradável. Luzerna situa-se no meio oeste de Santa Catarina, possui cerca de 7 mil habitantes e um relevo montanhoso que dificulta a prática de exercícios. o ambiente rural, atrai muitas pessoas que procuram se afastar do caos urbano e se constitui em um excelente ambiente para a pratica de exercícios leves como as caminhadas. A equipe do NASF buscou unir duas situações observadas, a baixa procura por atividades físicas coletivas e o grande zelo que as pessoas tem pelo seu local de moradia. Desta forma, organizouse a primeira Caminhada ecológica, levando as pessoas a uma caminhada supervisionada do centro da cidade, adentrando as ruas do interior.

Relatar a experiência na organização de um evento de promoção de saúde por meio de uma caminhada ecológica no Município de Luzerna – SC. A organização do evento começa com a definição do trajeto a ser realizado, bem como a definição das cores da camiseta. Após, inicia-se a divulgação junto aos grupos de atividades físicas e de promoção de saúde, como o hiperdia e idosos, e junto as instituições de ensino. No dia do evento são organizados pontos de coleta de informações e pontos de apoio (hidratação e alimentação, com frutas da época) no decorrer do trajeto que conta sempre com 3 opções de distância e com carros de apoio para eventuais necessidades. A equipe se divide entre as tarefas de apoio e de incentivo, indo caminhar junto a população. Ao final são plantadas sementes de arvores nativas, bem como feita distribuição de mudas aos participantes.

o evento a cada edição obtém aumento no engajamento dos organizadores e da população. A primeira edição contou com menos de 80 pessoas, na ultima foram 347. o perfil do participante da ultima edição foi feminino (82%), residem na zona urbana (89%) e com idade entre 25 e 60 anos (65%). 16% dos participantes eram hipertensos, 72% dos jovens se diziam estressados a maior parte do tempo. Nas ultimas edições tivemos participação de duas universidades e um colégio agrícola, levando o estimulo da pratica aos jovens e aos professores. Na ultima edição contamos com mais uma ação, a campanha da febre amarela, onde no ato da inscrição o participante tinha de levar sua carteira de vacinação e deixar ela em dia com o calendário de vacinação.o evento vem superando expectativas e aumentando o engajamento em projetos relacionados a atividade física, alimentação correta e uso racional de medicamentos. o alcance disseminado para outros municípios favorece a saúde de toda a região. A vinculação do controle da carteira de vacinação aumentou consideravelmente a cobertura de vacinação no município que estava bem abaixo do esperado. Novas ações como a conscientização da importância das práticas integrativas e complementares serão inseridas.

Principal

Luis Fernando Dahmer Peruchini

secretario.saude@luzerna.sc.gov.br

Coautores

Renata Dalberto, Fabiana Finger, Eduardo Santos De Mattos, Flávia Martão Flório,

A prática foi aplicada em

Luzerna

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Rui Barbosa, 940, Centro, Luzerna – Sc, 89609-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luis Fernando Dahmer Peruchini

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal