Educação em saúde e ensino de imunologia por meio de podcasts e redes sociais

A experiência surgiu diante do aumento de informações equivocadas sobre imunidade divulgadas nas redes sociais, o que compromete o entendimento da população sobre saúde e pode gerar riscos no manejo adequado de doenças e na adoção de práticas saudáveis. Esse cenário motivou a equipe a desenvolver uma proposta de divulgação científica acessível, utilizando mídias digitais como estratégia de aproximação com diferentes públicos.
A justificativa para a iniciativa baseia-se na necessidade de fortalecer o letramento em saúde, oferecendo conteúdos que ajudem a população a reconhecer informações baseadas em evidências científicas e a aplicá-las em seu cotidiano. O uso de podcasts e redes sociais foi escolhido pela ampla popularidade, facilidade de acesso e potencial de engajamento, especialmente entre jovens e adultos.
O projeto tem como objetivos principais:
disseminar informações científicas de forma clara, gratuita e acessível;
contribuir para a formação científica e comunicativa dos estudantes envolvidos;
estimular a capacidade crítica da população frente às informações em saúde;
criar um espaço de referência sobre imunologia e saúde em plataformas digitais.
Para a implementação, foi criado o blog imunocastnet.blogspot.com, utilizado como local de hospedagem dos textos e materiais. Em seguida, foram realizadas buscas na base PubMed, com filtros de tempo (últimos 5 anos) e tipo de estudo (revisões sistemáticas e meta-análises). Após a triagem e leitura dos resumos, os artigos selecionados subsidiaram a produção de materiais informativos, roteiros de podcast e conteúdos adaptados para redes sociais.
Os episódios foram gravados e disponibilizados no Spotify (https://open.spotify.com/show/49Ijq3uWJGJaAiVkcOU53z?si=16870924d9b64803) e em outras plataformas digitais (como o blog https://imunocastnet.blogspot.com/ e Linkedin https://www.linkedin.com/in/imunocast-blog-083101376/), com linguagem dinâmica e acessível, mas sem perder o rigor científico. Durante a execução, enfrentou-se o desafio de traduzir termos técnicos de imunologia para uma comunicação simples e clara, compreensível a diferentes perfis de público.
Como resultado, a experiência permitiu não apenas a disseminação de informações científicas confiáveis, mas também o desenvolvimento de competências acadêmicas na equipe, como leitura crítica de artigos, escrita científica, produção de roteiros e oralidade em gravações. Além disso, a divulgação gratuita e permanente dos conteúdos garante o acesso contínuo da população a informações relevantes para a melhoria da saúde, mesmo após o término do projeto.

A circulação de informações equivocadas sobre imunidade nas redes sociais compromete a compreensão da população sobre saúde. Essa situação evidenciou a oportunidade de desenvolver uma estratégia de divulgação científica acessível, por meio de podcasts e mídias digitais, para fortalecer o letramento em saúde e apoiar escolhas mais conscientes.

O projeto resultou na produção e divulgação de conteúdos científicos em saúde e imunologia em podcasts, blog e redes sociais, fortalecendo o letramento em saúde e a formação científica dos estudantes envolvidos. Os episódios e conteúdos já alcançaram públicos de diferentes perfis, promovendo reflexão crítica e acesso facilitado a informações de qualidade. Espera-se que, mesmo após a finalização da pesquisa, os conteúdos continuem impactando a população, uma vez que permanecerão disponíveis de forma gratuita e permanente, possibilitando acesso contínuo, equitativo e sustentável ao conhecimento científico.

Para facilitar a implementação de iniciativas semelhantes, recomenda-se:
Definir objetivos claros desde o início, alinhando-os às necessidades do público-alvo.
Utilizar bases científicas confiáveis (como PubMed, SciELO, BVS) para selecionar conteúdos com evidências de qualidade.
Adaptar a linguagem técnica para termos acessíveis, mantendo o rigor científico.
Diversificar plataformas de divulgação (blogs, podcasts, redes sociais) para alcançar diferentes públicos.
Planejar uma identidade visual e comunicacional que favoreça o engajamento.
Capacitar a equipe em leitura crítica de artigos, produção de roteiros e técnicas de gravação.
Garantir acessibilidade e gratuidade, assegurando que os conteúdos possam ser consultados continuamente.
Realizar avaliação periódica do impacto, por meio de feedback de usuários e métricas de acesso.

autor Principal

anapteixeira2013@gmail.com

Estudante

Coautores

Ana Paula Teixeira Bomfim, Monica Camargo Sopelete

A prática foi aplicada em

Uberlândia

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

UFU Umuarama, Bloco 8F - Avenida Amazonas - Umuarama, Uberlândia - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Paula Teixeira Bomfim

Conta vinculada

10 set 2025

CADASTRO

10 set 2025

ATUALIZAÇÃO

01 out 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

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