- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
Foi durante a prática de realização do exame de eletrocardiograma em pacientes do posto de saúde da família no município de Contagem que foi possível perceber como o profissional deste setor pode desenvolver um primeiro olhar sobre o paciente, fazendo com que este setor adquira um protagonismo maior que é auxiliar na detecção precoce de sinais sugestivos de Hanseníase e demais doenças de pele.O objetivo dessa proposta de intervenção foi identificar e descrever como técnicos de enfermagem podem auxiliar na detecção precoce de sinais e sintomas sugestivos de hanseníase por meio de triagem .a)
A Hanseníase é uma doença crônica, infecciosa, de evolução lenta e é considerado um problema de saúde pública no Brasil. Sua importância se explica devido a sua magnitude e alto poder incapacitante e, pelo Brasil ser o segundo país no mundo com maior incidência de casos de contaminação, perdendo apenas para a Índia. A doença é considerada de notificação compulsória e investigação obrigatória (BRASILTrata-se de uma doença sistêmica que pode comprometer olhos, gânglios, testículos, articulações e outros órgãos. Capaz de adoecer ambos os sexos na faixa etária economicamente ativa. Possui alta incidência em áreas endêmicas e pode infectar grande número de indivíduos. Contudo, poucos irão adoecer
Os técnicos de enfermagem são os primeiros profissionais que entram em contato com os doentes de hanseníase, muitas vezes antes do Médico, da Enfermeira. Em alguns casos este contato é realizado somente pelo profissional técnico de enfermagem.Definir como a capacitação teórica, prática e a avaliação de pacientes de forma dinâmica, com profissionais de referência pode auxiliar na identificação de sinais sugestivos de Hanseníase.A capacitação se deu em Estações Temáticas ex: Nasal, auricular, ocular, MMSS, MMII e Pele, onde os mesmos eram apresentados a todos os detalhes da referida estação , onde pacientes pré-selecionados pelos técnicos do setor de ecg, já haviam triados.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO