- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Adriana Vargas
- 13 nov 2024
O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu por intermédio da Portaria 971, de 3 de maio de 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), cujo o propósito visa ampliar a oferta de recursos terapêuticos na abordagem ao cuidado. Desse modo, a implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é considerada uma estratégia imprescindível, uma vez que, vem estimulando alternativas inovadoras na resolutividade da Atenção à Saúde.
Relatar a experiência vivenciada da implantação das Práticas Integrativas e Complementares no Município de São Paulo do Potengi-RN, no ano de 2018. Trata-se de um relato de experiência. A implantação das PICS no município perpassou por diferentes etapas, a saber: 1. Realização de ciclos de debates com à população e com os profissionais da Rede de Atenção à Saúde a fim de levantar a necessidade da implantação das PIC’s 2. Mapeamento de profissionais atuantes em PIC’s ou que tenham interesse para participar do núcleo responsável pela condução do processo 3. Elaboração do diagnóstico situacional (perfil epidemiológico, estudo de viabilidade, aprofundamento da PNPIC, análise organizacional) 4. Elaboração do Projeto de Lei apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e Legislativo Municipal 5. Criação da Lei nº 5 de 2018 e 6. Inserção das PIC`s nos instrumentos de gestão.
A partir da implantação das PIC’sno município foi observado o desenvolvimento de atividades educativas à população e aos profissionais do serviço, tais como: capacitação do método Shantala realização de técnicas de equilíbrio energético, proteção, oração de benzimento e limpeza e oferta de Auriculoterapia. Salienta-se que aPolítica foi inserida recentemente no rol de atividades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, encontrando-se em fase relativamente inicial e com resultados, portanto, parciais.Entretanto, o êxito das ações tem incentivado uma maior participação da população e a gestão municipal de saúde a difundir ainda mais as ações preconizadas pela PNPIC.
Constatou-se que as PIC’S no município de São Paulo do Potengi foram elaboradas a partir de um planejamento participativo, realizado em parceria com diversos atores sociais (usuários, trabalhadores e gestores) de modo a garantir uma maior equivalência nas decisões públicas e a realidade social. Ademais, sua inserção possibilitou ampliar o acesso, as pluralidades no cuidado em saúde, bem como a adoção de novos saberes e práticas.
Rua da Saudade, 135 - Emaús, Parnamirim - RN, 59148-550, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO