Olá,

Visitante

Desafios e Estratégias de Imunização nas Ações de Vigilância em Saúde para Cobertura Vacinal da População de Fernão/Sp

Categoria não especificada

O município de Fernão/SP tem uma população de 1.823 habitantes com cobertura da estratégia de Saúde da Família em 100% da população local. Este trabalho traz o olhar dos profissionais de saúde do Município de Fernão, sobre a importância da cobertura vacinal da população em tempos de pandemia COVID 19, reforçando a promoção e prevenção da Saúde no município. A Equipe de Saúde da Família de Fernão sempre acompanha e monitora os indicadores de vacinação do município, com a situação pandêmica a população passou a procurar a Unidade de Saúde somente em casos extremos e consequentemente a vacinação foi ficando de lado diante da gravidade da situação da COVID 19, fato este que afetou o processo de imunização no referido município que sempre teve uma cobertura entre 95% e ou 100% da população. É importante destacar que a vacinação previne muitos tipos de doenças e por isto a importância da vacinação para qualidade de vida e saúde da população. Então a equipe após abordagens de vários usuários, reuniu-se com a equipe para pensar em estratégias para atingir a população alvo de maneira segura, oportuna e sem ofertar risco a saúde principalmente da população idosa, crianças, entre outras de maneira a garantir a vacinação de forma segura e mantendo o calendário vacinal da população em dia.

Trabalho de Conscientização quanto a segurança e eficácia da vacina covid 19; * Medo de sair de casa, para ir ate a Unidade de Saúde, demais locais; * Reorganização do processo de trabalho e envolvimento de outros profissionais na vacinação; * Organização de trabalho intersetorial de mobilização e conscientização nos setores social, educação, saúde, agricultura, obras, meio ambiente, etc.

Capacitação on line da equipe de saúde pelo GVE Marília quanto a importância da vacinação e estratégias de enfrentamento; * Sistemas de informação integrados e alimentados em tempo real; * Integração dos profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde durante todo o processo de tomada de decisão quanto as medidas de proteção e segurança, tanto dos profissionais como da população; * Engajamento de toda equipe na efetivação do processo e também dos demais setores quanto a conscientização da população sobre a importância da vacinação.

Consideramos que a realização de todo o processo de discussão, análise e avaliação do levantamento foi fundamental para ampliar o olhar da equipe de saúde também para a importância da vacinação de rotina mesmo em um cenário de pandemia, pois a falta da vacinação pode trazer de volta doenças já erradicadas com o uso correto da vacina. Sentimos que, a união da equipe e a receptividade da população que neste momento estava afugentada com medo do vírus o qual matou milhares de pessoas, foi fundamental para o sucesso da ação e garantia da assistência em tempo oportuno a população do município de Fernão/SP, atingindo o objetivo maior que proporcionar qualidade de vida a população local”.

Principal

ROSANA CANEZIN DA SILVA CUNHA

Coautores

OLIVIA MARIA TABANEZ DE MIRANDA DEL VESCOVO

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba
Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba