Curso de primeiros socorros para comunidade escolar: UBS Codipi efetivando o programa saúde na escola em Teresina (PI)

Primeiros Socorros (PS) são definidos como os atendimentos fornecidos à pessoa ferida, ou em risco de vida, os quais podem ser realizados por qualquer indivíduo. É o tratamento aplicado de imediato ao acidentado ou portador de mal súbito, antes da chegada da equipe de saúde.
Acidentes podem acontecer a qualquer momento, sendo o ambiente escolar propício a esses eventos, dado o tempo em que as crianças e adolescentes permanecem nesses locais, e considerada a diversidade de atividades que ali desenvolvem; sobretudo no período de intervalo das aulas, de recreação ou de lanche. Os professores [e demais funcionários das escolas] são os principais indivíduos a presenciar emergências no espaço escolar, o que lhes impõe a responsabilidade de prestar os primeiros socorros e/ou de encaminhar o acidentado ao serviço médico. Todavia, estudos brasileiros têm reportado desconhecimento, despreparo e insegurança desses profissionais em torno da temática.
A experiência é realizada pela Equipe 06 da UBS Santa Maria da Codipi que fica localizada no bairro de mesmo nome, na zona Norte e periférica da cidade de Teresina, com população em vulnerabilidade social; possui 04 Equipes de Saúde da Família com adesão ao Previne Brasil, onde a Equipe 06 funciona no turno da tarde com 3.798 pessoas cadastradas e tem 02 escolas em sua área de abrangência do PSE: EM Mariano Alves de Carvalho (625 alunos) de ensino fundamental e CMEI Amélia Bevilaqua (150 alunos) de ensino infantil. Objetiva-se relatar os resultados da implantação do “Curso de Primeiros Socorros para Comunidade Escolar” promovido pela equipe 06 da UBS Codipi efetivando o Programa de Saúde na Escola (PSE) na APS de Teresina.

É fundamental a qualificação dos profissionais da Educação para ofertarem primeiros socorros; e como a residência também é um local em potencial que acontece grande parte dos acidentes com crianças e adolescentes e ou situações de urgência, a Equipe decidiu incluir na ação além do Corpo Docente e Funcionários da Escola também os Pais dos alunos. Dessa forma criamos o Curso a ser ofertado no ambiente escolar em 3 sextas-feiras seguidas sem interferir na rotina escolar, ministrado pela Enfermeira da Equipe, que também trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para 2 turmas, uma no turno da manhã e outra à tarde, ambas com 30 alunos. A divisão das vagas foi equitativa, sendo 10 vagas para alunos do nono ano pois já estão na adolescência e tem o maior potencial de aprendizagem, 10 vagas para professores e funcionários da Escola e 10 vagas para pais de alunos. Sendo que qualquer grupo de vagas que não fosse preenchida seria remanejada para as outras categorias.
O curso foi divulgado na reunião de pais convocadas pela Direção da Escola no início do período letivo com o tempo hábil para que todos os interessados pudessem se inscrever. Os assuntos foram: Sinais Vitais, Afogamento, Bandagem, Choque elétrico, Coma diabético e hipoglicemia, Crise hipertensiva, Convulsões, Corpos estranhos / Asfixia, Desmaio, Hemorragia, Intoxicação / Envenenamento, Mordidas e picadas de animais, Queimaduras, AVC, PCR e SBV, Acidente automobilístico, Ferimentos, Trauma de ossos e articulações, Entorse, Fraturas, Luxação, Amputação e Curativos.

A Escola caracteriza-se como um dos locais em que podem acontecer diversos casos de urgências e emergências, pois a maioria dos alunos passa até 8h no ambiente escolar. Nesse contexto, a adesão da comunidade escolar ao curso foi muito boa pois todas as vagas foram preenchidas e houve uma frequência de mais de 70% dos alunos nas 3 aulas. Durante as aulas todos se mostraram interessados em aprender as técnicas ensinadas e como conduzir da melhor forma uma situação de urgência e emergência.
Durante as aulas foram relatadas situações individuais vivenciadas por eles, e a forma que foram conduzidas, também demonstraram interesse em saber como se portar em situações hipotéticas. Foi possível realizar momentos práticos de reanimação cardiopulmonar, enfaixamento, avaliação de risco e manobras de desengasgo, dentro das limitações encontradas. Os alunos receberam apostila com os slides utilizados e certificado do curso, bem como o link com todo o material didático utilizado para programação dos conteúdos.
Durante as aulas foram exibidos vídeos das principais técnicas de salvamento realizadas e roda de conversa com os participantes sobre a importância de se prevenir a ocorrência de acidentes e a necessidade de saber como se comportar nessas situações para ajudar o máximo possível as vítimas.

A educação e a saúde são práticas sociais que sempre estiveram articuladas ao longo da história. Apesar de poder-se evitar a maioria dos acidentes, quando eles ocorrem, o conhecimento básico em primeiros socorros evita complicações futuras por um atendimento tardio ou mal feito. O socorrista deve saber analisar e classificar a situação do acidente, solicitar a ajuda de forma razoável, centrada e sem desesperos, qualificando a intensidade do risco de morte em que a vítima se encontra; e estar ciente de suas responsabilidades.
Atingimos o objetivo do curso em fornecer formação e subsídios aos Educadores, Pais e adolescentes; orientando-os na tomada de condutas em casos da necessidade de atendimento de primeiros socorros no ambiente escolar ou residencial, pois nesse tipo de atendimento são fundamentais atitudes e ações que mantenham a vítima com vida e nas melhores condições possíveis até a chegada do suporte.
Dessa forma, a capacitação de educadores leigos em conhecimentos sobre primeiros socorros se torna muito importante a cada dia, pois ela pode auxiliar na redução dos altos índices de morbidade e mortalidade por acidentes e violência no país. E quando estão corretamente treinados terão maior capacidade de conduzir a situação.

autor Principal

Lívia Maria Mello Viana

liviamariamelloviana@hotmail.com

Enfermeira APS

Coautores

Regina Lucia Silva de Mesquita, Walflânia Keila Viana, Maria das Graças Oliveira da Silva, Maria do Livramento Rocha Pereira, Gardene Lacerda Moura, Alaíde Alves de Amorim.

A prática foi aplicada em

Teresina

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

UBS Santa Maria Da Codipi - R. Raimundo Dorotéia, S/N - Santa Maria, Teresina - PI, 64012-450, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lívia Maria Mello Viana

Conta vinculada

21 nov 2025

CADASTRO

24 nov 2025

ATUALIZAÇÃO

05 abr 2024

inicio

19 abr 2024

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

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