Curso de autocuidado como suporte para a melhora da qualidade de vida na segunda idade adulta (meia idade)

Dentre vários aspectos, o homem vai dando nome às suas diversas fases da vida, mudando seus conceitos com o passar dos anos e encontrando em cada época, um ciclo de vida diferente. Segunda idade compreende a faixa etária entre 31 e 59 anos, é a idade da maturidade, idade produtiva e da construção familiar. É muito importante perceber que a promoção da saúde, bem como a reabilitação e prevenção do adoecimento se faz imperiosa nesta fase da vida, pois, tecnicamente é a fase onde o homem procura manter a estabilidade da sua vida até a chegada da terceira idade, priorizando o trabalho, a estabilidade financeira e a constituição familiar. A proposta do Projeto elaborado e executado pelo Nasf é realizar intervenções de baixo custo afim de promover impactos significativos na promoção de saúde da pessoa na segunda idade. Todo processo consiste em formar grupos dentro da faixa etária de 49 a 59 anos de usuários cadastrados nos PSFs do município de Anchieta, para participarem de atividades de ginástica terapêutica e atividades educativas de prevenção da saúde, cujo o foco principal é o tripé da qualidade de vida: boa saúde neuromotora, bom condicionamento físico e boa nutrição. A principal motivação para implementação desse projeto é a existência de uma enorme demanda na procura por serviços de saúde, referentes aos problemas reumatológicos e ortopédicos por parte dos usuários pertencentes a esta faixa etária, que buscam atendimento nas unidades de saúde do município. O projeto prevê orientação psicológica, nutricional e postural por meio de atividades educativas de promoção, prevenção e autocuidado, Ginástica Terapêutica, práticas da auriculoterapia, Relaxamento e Alongamentos. Visa atender a demanda espontânea dos usuários dentro desta faixa etária e aos encaminhamentos referenciados, advindos dos serviços de saúde pública do município de Anchieta. A implementação desta proposta é de responsabilidade da equipe do Nasf.

Implantação de um programa de atividades de cuidado da pessoa na segunda idade (meia idade) no município de Anchieta para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e reabilitação em saúde nessa faixa etária. Proporcionar informações através de palestras e outros recursos informativos para o usuário compreender a importância do cuidar da sua saúde, substituindo o tratamento medicamentoso pelo tratamento que utiliza os recursos físicos, psicológicos e nutricionais, visando a diminuição do afastamento do trabalho, diminuição dos custos com medicamentos e a redução de danos causados pelo excesso dos mesmos. Promover atividades para socializar, integrar e fortalecer o vínculo dos usuários com os profissionais envolvidos no processo através de atividades em grupo. Capacitar o indivíduo acometido de dores ortopédicas e reumáticas, para o autocuidado por meio da orientação de exercícios terapêuticos que visem a prevenção da dor, minimizando e/ou inibindo o seu agravamento.

Relato dos participantes indicam a importância na mudança em suas percepções e atitudes quanto ao autocuidado com a sua saúde.

Principal

Fernando Márcio Araújo Dutra

Coautores

Fernando Márcio Araújo Dutra

A prática foi aplicada em

Anchieta

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Anchieta (ES)

Anchieta, ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

31 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas