Cuidando de quem cuida: um olhar terapêutico aos profissionais de saúde na pandemia de covid-19

Metodologia: trata-se de um relato de experiência desenvolvido com os trabalhadores da saúde do município de Umbuzeiro (PB), no período de setembro de 2021 a março de 2022. Os dados foram coletados e analisados pela coordenadora do Nasf através de relatos dos profissionais com participação regular aos grupos terapêuticos e aos atendimentos individuais, da psicóloga que conduz o trabalho e dos gestores.

Apresentação: a saúde mental relacionada ao trabalho é uma das principais causas de adoecimento antes mesmo da pandemia e é um importante campo de abordagem à saúde do trabalhador. Os profissionais de saúde se sacrificaram muito para cuidar das pessoas durante a pandemia de covid-19, sendo protagonistas do cuidado aos pacientes acometidos pela doença de forma leve ou grave. Sofrendo exaustão não só pelo risco e exposição ao elevado número de casos e mortes, mas também pelas alterações em seu bem-estar social e profissional. A pressão sobre estes profissionais causa instabilidade da saúde mental, pesquisas mostram o aumento dos níveis de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão. Portanto, pensando na saúde e bem estar mental de seus trabalhadores, a Secretaria Municipal de saúde de Umbuzeiro (PB), junto à coordenação de saúde do trabalhador e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), percebeu a importância de implantar um serviço de assistência terapêutica aos seus servidores. O projeto tem por objetivo promover a melhoria na saúde e bem estar mental dos trabalhadores da saúde durante e pós pandemia. Atualmente a Secretaria Municipal de saúde de Umbuzeiro (PB) possui 15 equipes de serviços à saúde, distribuídos em atenção primária, secundária e terciária. Objetivos: relatar a implantação da política de cuidado à saúde mental dos trabalhadores de saúde do município de Umbuzeiro- PB e identificar os benefícios do bem estar e da saúde mental dos trabalhadores de saúde.

Conclusões: diante do exposto e do feedback repassado pelos profissionais da saúde e gestores ao longo do desenvolvimento do projeto cuidando de quem cuida, concluímos que essa nova política de atendimento ao trabalhador da saúde mostrou-se positiva, trazendo melhorias e bem estar a maior parcela dos servidores municipais de saúde de Umbuzeiro (PB). Potencializando os diálogos e trocas de experiência. Assim como, identificam-se melhorias no modo de vida coletiva e individual, na produtividade e qualidade do trabalho, diminuição e controle das tensões e instabilidades emocionais. Além de todos os benefícios acima referidos, o serviço de cuidado à saúde mental ofertado ao trabalhador destaca-se em sua positividade por ter baixo custo e oferta de serviço psicoterapêutico aos profissionais, ademais há a importância ao cuidado da saúde mental do trabalhador de saúde durante e pós- pandemia, tal como a prevenção de agravos ou ocorrência de transtornos mentais associados ao trabalho. Espera-se que essa política de cuidado à saúde mental e bem estar do trabalhador seja propagada a todos os servidores municipais de Umbuzeiro (PB) não ficando restrita aos trabalhadores da saúde, como também recomendamos a implantação dessa política em outros municípios.

Principal

Danielle Margarida Ramos de Oliveira

dani_marga.ramos@hotmail.com

Coautores

Danielle Margarida Ramos de Oliveira

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Umbuzeiro (PB)

Avenida Doutor Carlos Pessoa - Umbuzeiro, PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Danielle Margarida Ramos de Oliveira

Conta vinculada

01 set 2023

CADASTRO

13 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas