Olá,

Visitante

“Cuidando de Quem Cuida em Tempos de Covid-19”

O Projeto está dividido em etapas de intervenção e conta com uma abordagem multidisciplinar icluindo nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêutico, educadores físicos, psicólogos e assistentes sociais. A primeira etapa, refere-se aos encontros com as Equipes de Saúde, em que acontecem acolhimento das demandas dos Servidores através das suas narrativas (verbal e escrita terapêutica), orientação psicológica e utilização da Práticas Integrativas Complementares -PICs, como instrumentos para o manejo das inquietações e desgastes físicos e mentais dos profissionais do Município de Paraíba do Sul.As intervenções e ações, iniciaram-se pelas Equipes das Unidades Básicas de Saúde .Trata-se também de um estudo com abordagem qualitativa e finalidade descritiva do tipo estudo de caso. A técnica utilizada para a coleta de dados é o uso de instrumentos institucionais, como ata de reuniões, lista de presença, vídeos e entrevistas de profissionais da APS. Foram coletados dados no período entre 17/06/2020 a 17/07/2020. A oportunidade de narrativas oferecida aos trabalhadores, possibilita o acolhimento das suas demandas no seu local de trabalho e reforça a importância do diálogo como ferramenta de acesso à saúde e ao autocuidado. E diante disso, planejar e elaborar estratégias que atendam as demandas dentro do contexto real em que estão inseridos (sítio laboral).Oferta-se também a Fitoterapia e Plantas medicinais, através de uma degustação de bala de gengibre e chá de cúrcuma, reforçando-se a importância das Plantas Medicinais no fortalecimento da imunidade. Além de, vivências com a meditação e aplicação da Terapia Reiki, favorecendo no momento, relaxamento e diminuição das tensões e angústias abordadas nas rodas de conversa.

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declara o surto do Novo Coronavírus como uma Pandemia. Configura-se então, um cenário novo e desafiador para todos os profissionais de Saúde envolvidos no controle e combate do vírus. Desenvolvendo-se assim, um clima de estresse, ansiedade e esgotamento físico dos trabalhadores do Município. A partir dessas observações, a Equipe NASF/AB amplia a assistência a esses trabalhadores, utilizando-se de uma escuta qualificada, por meio das rodas de conversas, ampliação do diálogo e uso das Práticas Integrativas e Complementares como suporte e saúde e das relações profissionais, melhoria das condições de trabalho e desenvolver nesses profissionais mecanismos de autocuidado, principalmente por meio das PICS.Possibilitando-se a esses trabalhadores, acolhimento, motivação para desempenhar o autocuidado, saúde integral e ampla.

Diante das informações colhidas dos trabalhadores, ratifica-se a importância da perspectiva do Projeto de criar espaços de reflexões coletivas, debates e diálogos para o processo de produção de conhecimento mediado pelas experiências individuais e coletivas. Tendo em vista, a expressão de satisfação dos trabalhadores pela oportunidade de serem ouvidos e de poderem usufruir das Práticas Integrativas Complementares como ferramentas no processo de autocuidado.Sendo as PICS, práticas de baixo-custo e que atende sem restrições as demandas relacionadas à saúde física, mental e emocional, sugere-se ampliar a oferta e o acesso dos trabalhadores a essas práticas, possibilitando-se dessa maneira, cuidar de quem cuida, mitigando os sintomas de exaustão física e mental.Portanto, o Programa “Cuidando de Quem Cuida em tempos de Covid-19, apresenta-se como um instrumento relevante no processo de valorização, fortalecimento e cuidado integral e ampliado da saúde do trabalhador, e consequentemente na defesa do Sistema Único de Saúde.

Principal

Deilane da Silva Pinheiro

deilanepinheiro@bol.com.br

A prática foi aplicada em

Santa Catarina

Sul

Instituição

Paraíba do Sul

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Deilane da Silva Pinheiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba