O Conselho dos Secretários de Saúde da Paraíba tem uma relação fortalecida com a Secretaria de Estado da Saúde do estado e com isso a articulação com os gestores municipais da paraíba foi positiva e fundamental para o sucesso do Plano de Ação do Programa SUS Digital no estado.
O programa baseia-se na modernização de processos, na integração de dados e na digitalização do cuidado nos municípios.
A base para o Plano de Ação é um diagnóstico detalhado da situação da saúde digital na Paraíba, considerando a organização da Rede de Atenção à Saúde e suas redes temáticas.
A integração de dados e a interoperabilidade entre os sistemas de saúde são essenciais para otimizar o registro de informações clínicas e administrativas, bem como para a gestão eficiente dos recursos.
A Paraíba foi o primeiro estado a atingir 100% de adesão dos municípios ao programa, demonstrando o compromisso com a inovação e o cuidado humanizado.
O Projeto trata de um relato de experiência na construção do plano de ação do programa Sus Digital na Paraíba e a integração COSEMS e Secretaria Estadual da Saúde dentro das 3 macrorregiões de saúde no período de maio a dezembro de 2025 com os gestores e técnicos dos municípios.
Objetivo Geral:
Promover a construção do Plano de ação que direcione à implementação e operacionalização, com o objetivo de melhorar os processos, fluxos e a prestação de serviços de saúde por meio de tecnologias digitais através da parceria do COSEMS e a SES.
Objetivos Específicos:
• Alcançar maior número de gestores e técnicos na sensibilização e mobilização sobre o tema
• Avaliar em seus territórios o nível de maturidade digital;
• Construir os planos macrorregionais de Saúde Digital;
• Identificar a infraestrutura e capacidade instalada nos municípios;
• Criar uma relação dialógica entre as unidades assistenciais, os Apoiadores Institucionais descentralizados e os diversos órgãos envolvidos;
• Promover a colaboração e a troca de experiências
• Treinar equipe para atuar junto aos gestores no preenchimento dos instrumentos de diagnóstico e índice de maturidade digital;
Metodologia:
No momento que foi publicada a PORTARIA GM/MS Nº 3.232, DE 1º DE MARÇO DE 2024, concomitantemente com os movimentos do Grupo de Trabalho de Saúde Digital do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS criamos no estado um GT de Saúde Digital composto por membros da SES, COSEMS e SEMS para discutirmos e traçarmos estratégias para sensibilização e mobilização dos gestores em pleno período eleitoral.
A partir do movimento do processo de construção do plano de ação, a Secretaria de estado da Saúde criou o projeto Conecta SUS, pois precisávamos planejar as oficinas e capacitações centralizando assim as ações de saúde digital elaborando layout e comunicação visual.
A primeira ação foi aplicar junto aos municípios um formulário para traduzir e tornar de fácil entendimento o instrumento chamado de diagnóstico situacional disparado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital – SEIDIGI/MS com a perspectiva de identificar necessidades das redes de atenção à saúde nas três macrorregiões obtendo o potencial para construir um ambiente mais justo e com melhores acessos aos serviços de saúde e logo em seguida foi realizada um treinamento para equipes que tinham o objetivo de apoiar os gestores no preenchimento do índice de Maturidade de Saúde Digital.
Foram realizadas reuniões presenciais e virtuais com o grupo de trabalho para articulação das ações que seriam desenvolvidas como Webinário com os gestores e técnicos dos 223 municípios.
As oficinas presenciais tiveram o intuito de apresentar os eixos e domínios determinados pela Portaria e junto com os participantes construindo ações estruturantes para a transformação digital, como também metas para serem desenvolvidas e implementadas.
Participação de 190 municípios na construção do plano de Ação.
Preenchimento de 100% do índice de Maturidade Digital
Identificação da 3ª macro com maior fragilidade de serviços de tecnologia, carência profissional e infraestrutura.
Fortalecimento da assistência através dos serviços, utilizando tecnologias digitais.
Ações para educação permanente junto a Escola de Saúde Pública da Paraíba
Participação de 190 municípios na construção do plano de Ação.
Preenchimento de 100% do índice de Maturidade Digital
Identificação da 3ª macro com maior fragilidade de serviços de tecnologia, carência profissional e infraestrutura.
Fortalecimento da assistência através dos serviços, utilizando tecnologias digitais.
Ações para educação permanente junto a Escola de Saúde Pública da Paraíba
Uma integração e articulação fortalecida com outros entes, pois com isso há um impacto positivo nas implementação das ações como também no acesso aos serviços de saúde trazendo uma assistência concisa junto aos usuários do Sistema Único de Saúde
Avenida Nego - Tambaú, João Pessoa - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO