Olá,

Visitante

Córrego Danta Livre do Tabaco: Um Desafio de Sucesso!!!.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: – Reduzir a prevalência de fumantes, e a conseqüentemente mortalidade por doenças tabaco relacionadas. – Promover a saúde da população através de hábitos de vida saudável- Ofertar a população a oportunidade de tratamento contra vício do tabaco- Reduzir condicionalidades de agravos à saúde relacionados ao tabagismoDINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O grupo foi criado após levantamento dos ACS, no município, dos tabagistas crônicos e com comorbidades relacionadas ao fumo, criando grupos de 30 pacientes à cada 3 meses.O grupo acontece a cada 15 dias, coordenado pelos farmacêuticos do programa Farmácia de Minas e a cada encontro um profissional da saúde é convidado para palestrar com assuntos muito importantes para a efetivação do tratamento e dicas relacionadas ao tabaco,saúde e vida saudável sem tabaco, como fisioterapeutas, médicos, nutricionista, educador físico, psicóloga, farmacêutico.Temos também o material fornecido pela nossa regional de saúde como panfletos e livrinhos que ajudam muito a esclarecer e ajudar nossos pacientes, que são distribuídos seguindo os temas propostos para o encontro. Ao iniciar as atividades, todos os pacientes são avaliados pelo médico do PSF para adequar o tratamento às condições de saúde dos mesmos, sendo prescrito o tratamento medicamentoso e de correlatos. Os insumos são distribuídos para uso quinzenal, fidelizando o paciente à participação nos encontros.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:- Avaliação médica no início e fim do grupo- Avaliação dos exames clínicos- Acompanhamento domiciliar dos ACS´s dos pacientes participantes dos gruposOBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Os pacientes recebem visitas semanais das ACS´s para acolher as queixas e pontuações feitas pelos pacientes participantes do grupo, reforçando a importância da participação dos encontros. O acompanhamento clínico paralelo é feito pela médica do PSF com consultas mensais e realização de exames quando necessário.

O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.Não só o fumo ativo, mas o passivo também aumenta os riscos de doença. Sete não fumantes morrem por dia em conseqüência do fumo passivo. O tabagismo passivo aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto. Diante dessa realidade, a equipe de farmacêuticos municipais implantaram o grupo anti tabagismo no município, já que temos grande maioria de idosos na nossa população e estimamos que 30% da população do município é tabagista crônico.

O grupo anti-tabagismo é de grande importância para os pacientes que passam por dificuldades de abandonar o vício, muitas pessoas estão contentes com a ajuda oferecida nos grupos, a cada 15 dias um novo assunto, conselhos e dicas para abandonar o vicio,pacientes acompanhados por profissionais capacitados a ajudar e esclarecer duvidas freqüentes.Os grupos tem duração de 3 meses e ao final percebemos a felicidade dos pacientes em conseguir abandonar o vicio, restabelecer vínculos familiares saudáveis, economia financeira e melhora das condições de saúde.

Principal

Leandro José Baia Pinto Ferreira

leandrojosebaia@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Córrego Danta

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Av. Francisco Campos, 27

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leandro José Baia Pinto Ferreira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba