Corpo e mente: trabalho multiprofissional na promoção de saúde e prevenção de transtornos mentais em professores municipais de Icaraíma (PR)

A saúde mental do professor é um tema de constante relevância científica, por ser considerada uma profissões estressantes. A junção do exercício físico, a auriculoterapia, orientações nutricionais e psicológicas, enfatizam a estimulação de mecanismos de autocura e autocuidado desse grupo.

Prevenir o desenvolvimento de Transtornos Mentais em professores municipais por meio de exercício físico global, auriculoterapia, orientações nutricionais e psicológicas, em horário não laboral, relacionando demanda espontânea com avaliação prévia. Foi realizado um estudo quantitativo de profissionais estatutários do ensino municipal, e apresentado do projeto relacionado interessados. Como parâmetro, foi utilizado um questionário para síndrome de bornout de Chafic JBeili, antes e ao final do projeto, além de aferição de pressão arterial em todos os encontros e verificação de peso mensalmente. Foram realizados encontros semanais de 60 minutos, à noite, na academia ao ar livre (AAL), com caminhada, alongamentos e fortalecimentos musculares, relaxamento e aplicação de auriculoterapia com pontos para ansiedade. Alguns encontros foram trazidos dinâmicas lúdicas como jogos infantis, simulação de múltiplas deficiências e gincanas. Uma vez por mês os encontros eram na clinica de fisioterapia

Através da adesão do grupo, que teve apenas 10, 2% de desistência, podemos afirmar que tivemos resultados favoráveis. Os questionários Jbeili, C., mostraram diminuição nos valores, comparados aos iniciais, favorecendo positivamente a promoção de saúde dos mesmos. Uma avaliação foi proposta aos participantes no meio do projeto, relacionando fatores positivos e negativos dos encontros, e somaram 93% de aceitação e contentamento. A Secretaria Municipal de Educação propôs certificação de 60 horas para os que somarem 75% de frequencia, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. E para tal, foi oferecido um jantar para a entrega dos certificados.o exercício físico ao ar livre e a auriculoterapia são fortes aliados na saúde mental. o estar em grupo gera prazer e alegria. A sensação de receber o cuidado, acolhe o indivíduo, acalenta a alma, na rotina estressante. Através da adesão, contentamento dos participantes e profissionais, e dos resultados obtidos, certificamos que é possível a realização deste. A junção do NASF, Secretaria Municipal de Saúde e Educação, o sucesso é garantido.

Principal

Annabel Fogaça Alves Pereira

annafogaca@gmail.com

Coautores

Juliana Marques Meirinho, Carla Regina Martins Soares,

A prática foi aplicada em

Icaraíma

Icaraíma

Icaraíma

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Icaraíma (PR)

Avenida Genercy Delfino Coelho - Icaraíma, PR, 87530-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Laércio Fernandes

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

09 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas