Olá,

Visitante

Consultório na Rua: uma Ampliação da Abordagem das Pessoas Vivendo com Hiv/Aids Focando A Adesão

2016 possibilidade de trabalho em parceria com consultório na rua. Realizado trabalho piloto com equipe do SAE Campos Elíseos, desenhado protocolo. 2018 montada comissão com representantes do consultório na rua, Programa de AIDS protocolo rediscutido e finalizado. 2018 – treinamento com participação de todas as equipes. Fluxograma para coleta laboratorial. Documentação para cadastramento no SICEL de médicos e enfermeiros. Equipes aproximadas ao SAE para matriciamento. Realizadas reuniões para atualização. Treinadas 26 equipes. Equipe após realização do diagnóstico de HIV analisa com equipe multidisciplinar e SAE melhor forma de administrar caso, priorizando vínculo e adesão. Todo mês teleconferências para discussões de casos. Cada dois meses fórum de assistência. Rede fortalecida com maior participação nas reuniões. Busca resgatar o tratamento de população específica com profissionais treinados e com olhar específico para a população. Maior chance de vínculo, melhora da adesão.

1)Elaborar e implantar protocolo de atendimento assistencial específico para este segmento, por equipe do consultório na rua. 2)Promover treinamento para esta equipe. 3)Elaborar fluxo de coleta de exames laboratoriais. 4)Promover o fortalecimento em 2016 foi diagnosticada a possibilidade de trabalho em parceria com o Consultório na Rua -CR. Nesta época foi realizado um trabalho piloto com equipe lotada no SAE Campos Elíseos e desenhado um protocolo piloto. em 2018 iniciada comissão com representantes do CR e do Programa de AIDS e o protocolo foi finalizado após várias reuniões. em 05/2018 houve um treinamento com participação de todas as equipes. Foi elaborado fluxograma para coleta laboratorial. Elaborado documento para cadastramento no SICEL dos médicos e enfermeiros. as equipes do CR foram aproximadas aos SAE para matriciamento. Realizadas reuniões periódicas com objetivo de atualização: Fóruns de assistência, Projeto ECHo (tele clínica para discussão de casos de AIDS).

Treinamos 26 equipes de consultório na rua. A cada dia cada equipe após realização do diagnóstico de caso de pessoa vivendo com HIV analisa com equipe multidisciplinar e com SAE qual a melhor forma de administrar o caso priorizando o vínculo e adesão. Uma vez por mês realizamos teleconferências para discussões de casos clínicos. A cada dois meses realizamos fórum de assistência com temas pré-estabelecidos e escolhidos pela rede. Sentimos uma rede mais fortalecida através da maior participação nas reuniões e eventos.Buscamos resgatar o tratamento de população específica através de profissionais treinados e com olhar específico para esta população. Buscamos uma maior chance de vínculo pois sem vínculo não haverá adesão.

Principal

Zarifa Khoury

zkhouri@prefeitura.sp.gov.br

Coautores

Robinson Fernandes De Camargo, Joselita Maria De Magalhães Caraciolo, Maria Stella Dantas, Maria Cristina Abbate, Valdir Monteiro Pinto

A prática foi aplicada em

São Paulo

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua General Jardim, 36 – 4º Andar

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Edson Aparecido Dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal