O presente estudo objetivou relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem durante a realização de uma sessão do conselho de saúde. Trata-se de um relato de experiência proporcionado pela disciplina de Saúde Coletiva do curso de graduação em enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA). A docente da disciplina tentou integrar os conhecimento teóricos das políticas do SUS, especialmente sobre a implementação da lei orgânica 8.142/90 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão, fazendo uma consolidando através da inserção dos acadêmicos, de forma passiva, às reuniões de um conselho de uma cidade do interior do Ceará. Foi verificado que as reuniões do conselho contemplava de forma satisfatória a correta distribuição dos conselheiros.Todos participaram ativamente na formulação de diagnósticos prioritários para a promoção da saúde, estabeleceram estratégias para a implementação de ações e avaliaram medidas já concretizadas. Houve o esclarecimento por parte dos representantes do governo sobre os aspectos econômicos e financeiros do município. Os usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviço levantaram de forma concisa os risco, vulnerabilidade e os aspectos defasados da atenção a saúde pertinentes as suas localidade e área de atuação, assim como apontaram os resultados de ações direcionadas para as reivindicações feitas em sessões anteriores. Conclui-se que o conselho de saúde da cidade em questão contribui de forma efetiva para a organização e implementação das políticas públicas de saúde. A comunidade pôde participar de forma ativa na medida que levantaram necessidades das suas respectivas localidades e discutiram possíveis resoluções. É importante que seja, ainda mais, difundido da sociedade a existência do conselho de saúde e da sua importância, para que os cidadãos possam continuar contribuindo para a formulação de políticas puplicas em beneficio de toda comunidade fortalecendo o controle social. Destaca-se o formidável valor dos docentes neste processo, que eles continuem integrando este tema durante a graduação para formar profissionais críticos, de forma especial os inseridos na área da saúde, aprimorando os conhecimento sobre as normas e condutas para o efetivação do conselho de saúde. A experiência para as acadêmicas servirá de referência, por constituir um modelo de conselho, para a reformulação dos demais conselhos, os quais os futuros profissionais irão atuar de forma ativa. Portanto, houve contribuições para a formação acadêmica e profissional destes, por proporcionar ampliação de seus conhecimentos e enriquecimento da produção científica desta temática.
O conselho de saúde é uma instância colegiada que atua orientando os gestores da saúde pública. É um dos instrumento utilizados para viabilizar a participação da comunidade, a qual é um dos princípios que rege o Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a lei 8.080/90. Com isso, se torna importante relatar como essa estratégia vem sendo implementada, de modo a refletir acerca de melhorias, avanços e desafios.
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