Olá,

Visitante

Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.

Assim, o trabalho objetiva avaliar as expectativas e anseios a implantação do acolhimento a demanda espontânea na atenção básica na visão dos profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) dos municípios da 10º Gerência Regional de Saúde (GRS) da Paraíba. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado com os profissionais das ESFs pertencentes aos municípios da 10 GRS (Sousa, Marizópolis, Aparecida, Vieirópolis, São Francisco, Santa Cruz, Vieirópolis, Lastro, São José da Lagoa Tapada e Nazarezinho), os quais participaram do “Curso de Acolhimento na Atenção Básica”, promovido pela Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES). O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com questões sócio demográficas e pertinentes ao objetivo do estudo, o qual foi dividido em duas etapas. 1º etapa: aplicação do questionário no primeiro dia do curso. 2º etapa: aplicação do questionário no último dia do curso. Logo após foi feito um comparativo da concepção dos profissionais antes e após a capacitaçãoAtores Envolvidos: Equipe da CIES (Tutora, Coordenadora e Secretária)

O acolhimento é uma diretriz da PNH e tem se tornado sua face mais visível, especialmente na Atenção Primária a Saúde (APS), pelas consequências diretas que pode determinar no acesso dos usuários como uma mudança no processo de trabalho, a fim de atender todos aqueles que buscarem o serviço de saúde. Dessa forma, o acolhimento torna-se uma prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas, podendo acontecer de formas variadas.

Aprendizados e dificuldades: Aprendizado: O curso proporcionou aos participantes um conhecimento mais amplo em relação ao acolhimento, favorecendo os princípios do SUS e a PNH, podendo ser observado no comparativo feito no primeiro e ultimo dia, considerando assim a experiência como satisfatória. Dificuldades: A mudança no processo de trabalho ainda é considerada como uma ferramenta importante, porém de difícil manuseio, o qual dificulta sua implantação. Perspectivas futuras ou Desdobramentos do TrabalhoAssim, espera – se que com a oferta de Educação Permanente através do Curso, os profissionais participantes, sejam multiplicadores em seus municípios, e assim com o apoio da gestão e equipe, possam implantar o acolhimento em sua unidade, favorecendo no acesso e garantia dos serviços aos usuários, bem como, na melhoria do processo de trabalho.

Principal

Amanda Oliveira da S. Marques Dantas

amandasilveira@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Sousa

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Cônego José Viana, 37, Estação

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Amanda Oliveira da S. Marques Dantas

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Visita Domiciliar ao Usuário do SUS com Demanda Judicial
Ceará
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro