Conferências municipais de saúde: importância do apoio matricial no fortalecimento do controle social e espaços de gestão

Assim, o trabalho objetiva avaliar as expectativas e anseios a implantação do acolhimento a demanda espontânea na atenção básica na visão dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos municípios da 10º Gerência Regional de Saúde (GRS) da Paraíba. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado com os profissionais das ESFs pertencentes aos municípios da 10 GRS (Sousa, Marizópolis, Aparecida, Vieirópolis, São Francisco, Santa Cruz, Vieirópolis, Lastro, São José da Lagoa Tapada e Nazarezinho), os quais participaram do curso de acolhimento na atenção básica promovido pela Comissão de Integração Ensino e Serviço (Cies). O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com questões sócio demográficas e pertinentes ao objetivo do estudo, o qual foi dividido em duas etapas. 1º etapa: aplicação do questionário no primeiro dia do curso. 2º etapa: aplicação do questionário no último dia do curso. Logo após foi feito um comparativo da concepção dos profissionais antes e após a capacitação dos atores envolvidos: equipe da Cies (tutora, coordenadora e secretária).

O acolhimento é uma diretriz da PNH e tem se tornado sua face mais visível, especialmente na Atenção Primária a Saúde (APS), pelas consequências diretas que pode determinar no acesso dos usuários como uma mudança no processo de trabalho, a fim de atender todos aqueles que buscarem o serviço de saúde. Dessa forma, o acolhimento torna-se uma prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas, podendo acontecer de formas variadas.

Aprendizados e dificuldades: aprendizado: o curso proporcionou aos participantes um conhecimento mais amplo em relação ao acolhimento, favorecendo os princípios do SUS e a Política Nacional de Humanização (PNH), podendo ser observado no comparativo feito no primeiro e ultimo dia, considerando assim a experiência como satisfatória. Dificuldades: a mudança no processo de trabalho ainda é considerada como uma ferramenta importante, porém de difícil manuseio, o qual dificulta sua implantação. Perspectivas futuras ou desdobramentos do trabalho: assim, espera-se que com a oferta de educação Permanente através do curso, os profissionais participantes, sejam multiplicadores em seus municípios, e assim com o apoio da gestão e equipe, possam implantar o acolhimento em sua unidade, favorecendo no acesso e garantia dos serviços aos usuários, bem como, na melhoria do processo de trabalho.

Principal

Amanda Oliveira da S. Marques Dantas

amandasilveira@hotmail.com

Coautores

Amanda Oliveira da S. Marques Dantas

A prática foi aplicada em

Sousa

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria da Saúde do Estado da Paraíba

Rua Cônego José Viana, 37 - Estacao, Sousa - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Amanda Oliveira da S. Marques Dantas

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

02 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas