Olá,

Visitante

Comitê Intersetorial de Combate a Dengue: Fórum Democrático e Participativo

As reuniões do CICD tiveram o seu início no final do ano de 2007 e permanecendo até o momento sem interrupção. Os encontros do CICD acontecem uma vez ao mês, no momento inicial sempre realizam uma revisão da pauta dos encontros anteriores e também se repassam informações coletadas a respeito das ações realizadas em locais pré-determinados de acordo com as estatísticas apresentadas informando as áreas que precisam de uma atenção mais focada, após este momento, realiza-se a apresentação dos componentes presentes, pois pode ser que haja um integrante novo que não conheça os presentes e assim o inserimos ao grupo. Depois da apresentação feita, faz-se os informes e começa a reunião expondo os tópicos da pauta para abrir espaço para deliberação e desenvolvimento de estratégias para a implantação das ações de promoção em saúde.

A regional norte do município de Niterói/RJ devido a sua densidade demográfica e geografia se divide em dois territórios. A Policlínica Regional Dr. Guilherme Taylor March (PRGTM) tem uma população na sua área de abrangência de aproximadamente 77 mil habitantes, e a sua resposabilidade sanitário abarca os bairros Fonseca, Caramujo, Cubango e Viçoso Jardim. Para isso a PRGTM criou um fórum de discussão que foi nomeado CICD Intersetorial de Combate a Dengue (CICD). O CICD têm seus esforços voltados a luta por uma qualidade de vida melhor na comunidade na qual se encontra inserido, pois em conjunto, o poder público e aliados podem realizar mais melhorias, tendo em vista que a responsabilidade pelo bem-estar comum não é apenas uma preocupação do poder público, e sim de todos. A qualidade de vida que intentamos melhorar com a realização dos encontros do CICD primeiramente estavam objetivando o controle e redução dos casos de dengue, e com o decorrer dos encontros os problemas foram se multiplicando. A experiência tem sido muito enriquecedora, se observarmos o quanto um acrescenta ao outro com os seus pontos de vista que se complementam, pois os problemas não são independentes, acabam sendo todos conectados. O funcionamento tem sido satisfatório e gratificante, pois com a diversidade de pensamentos dos líderes comunitários, das Organizações Governamentais, das Organizações Não Governamentais que participam, acabam por desenvolver um ângulo de observação e compreensão bastante singular de tudo o que se passa pela nossa área de atuação. Assim, procura-se encontrar uma solução que contemple as necessidades de todos ou os problemas mais urgentes e que não privilegiem um ou outro, mas a coletividade que norteia a essência do CICD.

Principal

Stern, Maria da Conceição F. Almeida, Cláudia Márcia O. X. de Alão, Wagner V. de Lins, Marcelo F.

prgtmarch@gmail.com

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Desembargador Lima Castro, 238 Fonseca

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Stern, Maria da Conceição F. Almeida, Cláudia Márcia O. X. de Alão, Wagner V. de Lins, Marcelo F.

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Saúde do Trabalhador e o Agente Comunitário de Saúde
Paraíba
Práticas
Laboratorio Vivo Fortalecendo Intersetorialidade na Prevenção das Arboviroses em Junco do Serido/Pb.
Paraíba
Práticas
Vigilancia em Saude e Saúde na Escola: uma Parceria de Sucesso no Municipio de Queimadas-Pb
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial do Lacen-Pb: Um Relato de Experiência
Paraíba
Práticas
A Feira Livre de Esperança-Pb: Vigilância Sanitária e As Ações de Prevenção e Combate À Covid-19
Rio de Janeiro
Práticas
Ferramentas Tecnológicas Aplicadas no Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial do Lacen-Pb
Paraná
Práticas
Medidas Sanitárias Aplicada ao Controle Datransmissão da Leishmaniose Animal
Paraíba
Práticas
Fortalecimento e Ampliação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar na Paraíba
Paraíba
Práticas
Covid 19 – Experiência de Enfrentamento das Arboviroses, Combatendo As Endemias Durante a Pandemia
Rio de Janeiro
Práticas
Novas Estratégias para o Monitoramento e a Fiscalização das Práticas de Segurança do Paciente pela Vigilância Sanitária nos Hospitais do Distrito Federal.
Distrito Federal