Olá,

Visitante

Comitê Intersetorial de Combate a Dengue: Fórum Democrático e Participativo

As reuniões do CICD tiveram o seu início no final do ano de 2007 e permanecendo até o momento sem interrupção. Os encontros do CICD acontecem uma vez ao mês, no momento inicial sempre realizam uma revisão da pauta dos encontros anteriores e também se repassam informações coletadas a respeito das ações realizadas em locais pré-determinados de acordo com as estatísticas apresentadas informando as áreas que precisam de uma atenção mais focada, após este momento, realiza-se a apresentação dos componentes presentes, pois pode ser que haja um integrante novo que não conheça os presentes e assim o inserimos ao grupo. Depois da apresentação feita, faz-se os informes e começa a reunião expondo os tópicos da pauta para abrir espaço para deliberação e desenvolvimento de estratégias para a implantação das ações de promoção em saúde.

A regional norte do município de Niterói/RJ devido a sua densidade demográfica e geografia se divide em dois territórios. A Policlínica Regional Dr. Guilherme Taylor March (PRGTM) tem uma população na sua área de abrangência de aproximadamente 77 mil habitantes, e a sua resposabilidade sanitário abarca os bairros Fonseca, Caramujo, Cubango e Viçoso Jardim. Para isso a PRGTM criou um fórum de discussão que foi nomeado CICD Intersetorial de Combate a Dengue (CICD). O CICD têm seus esforços voltados a luta por uma qualidade de vida melhor na comunidade na qual se encontra inserido, pois em conjunto, o poder público e aliados podem realizar mais melhorias, tendo em vista que a responsabilidade pelo bem-estar comum não é apenas uma preocupação do poder público, e sim de todos. A qualidade de vida que intentamos melhorar com a realização dos encontros do CICD primeiramente estavam objetivando o controle e redução dos casos de dengue, e com o decorrer dos encontros os problemas foram se multiplicando. A experiência tem sido muito enriquecedora, se observarmos o quanto um acrescenta ao outro com os seus pontos de vista que se complementam, pois os problemas não são independentes, acabam sendo todos conectados. O funcionamento tem sido satisfatório e gratificante, pois com a diversidade de pensamentos dos líderes comunitários, das Organizações Governamentais, das Organizações Não Governamentais que participam, acabam por desenvolver um ângulo de observação e compreensão bastante singular de tudo o que se passa pela nossa área de atuação. Assim, procura-se encontrar uma solução que contemple as necessidades de todos ou os problemas mais urgentes e que não privilegiem um ou outro, mas a coletividade que norteia a essência do CICD.

Principal

Stern, Maria da Conceição F. Almeida, Cláudia Márcia O. X. de Alão, Wagner V. de Lins, Marcelo F.

prgtmarch@gmail.com

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Desembargador Lima Castro, 238 Fonseca

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Stern, Maria da Conceição F. Almeida, Cláudia Márcia O. X. de Alão, Wagner V. de Lins, Marcelo F.

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Construção de uma modelagem ecossistêmica para vigilância em saúde: implementação de observatórios epidemiológicos na atenção básica
Ceará
Práticas
Estratégias de Implementação da Vacina Contra Covid-19 no Estado da Paraíba
Paraíba
Práticas
Implementação da Rede de Apoio Aos Pacientes com Infecção Congênita Associada ao Vírus Storch ou Zika no Município de São José de Ribamar – Ma.
Maranhão
Práticas
Ocorrência de Óbito por Causa Violenta em Menores de 12 Anos no Município de Itabaiana-Pb: a Importância da Integração da Vigilância em Saúde na Atenção Básica.
Paraíba
Práticas
Exame dos contatos intradomiciliares aos sábados no programa de controle de hanseníase no município de Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
O uso de armadilhas (Ovitrampas) como ferramenta para monitoramento e controle populacional do Aedes Aegypti em Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
Vigilância de Epizootias Visando À Prevenção da Febre Amarela no Município de Curitiba – Pr
Paraná
Práticas
Investigação Epidemiológica Pós-Óbito em Situações de Desastres: a Experiência de Nova Friburgo
Rio de Janeiro