Olá,

Visitante

Monitoramento Como Estratégia de Enfrentamento À Covid 19

O município de Esperança, no estado da Paraiba, percebeu a necessidade de desenvolverações estratégicas de monitoramento da Covid-19 no intuito de acompanhar o crescimento dos índices de contágio e os locais de maior concentração de pessoas infectadas, de avaliar a evolução dos sintomas dos pacientes para prevenir agravos e subsidiar o atendimento na rede de saúde, além de acompanhamento por profissionais de saúde, sem sair de casa . O monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19 foi implantado após os primeiros casos de confirmação da doença na Cidade. Os profissionais de saúde adotaram uma ficha-padrão, preenchida com informações obtidas por meio de equipes de Saúde da Família, Vigilância à Saúde. A partir do momento em que entravam no monitoramento, os casos suspeitos eram acompanhados durante 14 dias, a cada 24 ou 48 horas, conforme a gravidade. O acompanhamento era feito por meio de ligação telefônica, conversa pelo WhatsApp ou por visita domiciliar do agente comunitário de saúde. Quando necessário, o paciente é direcionado ao teleatendimento médico ou atendimento presencial. A equipe monitorava entre 50 e 100 pessoas por dia, abrangendo os casos de síndrome gripal, casos confirmados de Covid-19, contatos de casos suspeitos e confirmados, pessoas com sintomas respiratórios leves e os que chegam de viagem ao município.

O rastreamento e monitoramento dos contatos de casos suspeitos ou confirmados permitiu a indicação das medidas de isolamento e quarentena e o diagnóstico precoce.A integração das ações da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde fortaleceram a resposta ao enfrentamento da Covid-19. Esse trabalho conjunto foi essencial para detectar oportunamente os indivíduos infectados com vistas à interrupção da cadeia de transmissão, além de reduzir o contágio e casos novos. Outro objetivo da ação foi que as informações sobre a transmissibilidade da Covid-19 possibilitaram aos gestores analisar regularmente a situação epidemiológica local relacionada à Covid-19 para subsidiar o planejamento assistencial e sanitário da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

As experiências apresentadas foram fundamentais para subsidiar a tomada de decisão pela gestão municipal. Com isso, as estratégias utilizadas permitiram que toda a rede de saúde do município trabalhasse de forma articulada. É significativo destacar a importância das estratégias de monitoramento para o acompanhamento integral das condições de saúde da população, para a identificação e tratamento precoces dos sintomas respiratórios, para a Vigilância Epidemiológica e notificação dos casos suspeitos aos órgãos estaduais e federais da saúde.Essas ações exigiram alto investimento da gestão municipal em recursos humanos e tecnológicos. Com isso, à medida que crescia a curva de contágio, faziam-se necessários um maior número de profissionais trabalhando e uma maior quantidade de equipamentos de informática. Por intermédio das estratégias apresentadas, evidenciou-se a importância da reorganização da rede de saúde, infecções e percebeu-se que os esforços preventivos são mais eficazes quando associados às medidas de monitoramento e vigilância.

Principal

Maisa Lima Batista

maisinhalima@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Esperança

Paraíba

Nordeste

Instituição

Antenor Navarro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maisa Lima Batista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba