Olá,

Visitante

Coluna em equilíbrio

A equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Nova União – MG, sabendo do seu papel de apoiador das práticas de saúde dos PSF, realizou com os PSF do município um levantamento da patologia que apresenta maior demanda reprimida na área de fisioterapia, nos PSF 1( Nova União) e PSF 2 ( Nova Aparecida). Após estudo dos encaminhamentos, verificou-se que a maior demanda reprimida atual em fisioterapia é a reabilitação de patologias da coluna (crises de lombalgia).Desta maneira iniciou-se o Projeto Coluna em Equilíbrio, composta por uma equipe multidisciplinar, que possui na sua estrutura um Fisioterapeuta que utiliza técnicas, orientações e exercícios para promover o alívio de dores lombares com a reeducação postural. A correlação do IMC (Índice de Massa Corporal) aumentado e a lombalgia são trabalhadas pela Nutricionista e o Psicólogo da equipe promove palestras com intuito de gerar bem estar e melhora da autoestima. O projeto teve início em março de 2015, onde foram feitas avaliações individuais de Fisioterapia e Nutrição, para melhor identificação do perfil do grupo. Os encontros acontecem uma vez por semana em cada PSF com duração de uma hora.Como todo trabalho em grupo, a evolução dos participantes aconteceu de maneira gradativa, visto que foi respeitado as individualidades, limitações e diferenças no quadro de dor. Colher relatos positivos dos participantes do Projeto Coluna em Equilíbrio, é uma das provas que o SUS apesar de várias barreiras vem caminhando bem.

Reabilitação de patologias da coluna (crises de lombalgia), atualmente aparece como sendo a maior demanda reprimida em fisioterapia nos PSF’s de Nova União.

Através do desenvolvimento deste trabalho, pode-se constatar a importância do tratamento contínuo, criando a consciência dos participantes quanto a necessidade de fazer os exercícios em casa (conforme disponibilizado na cartilha entregue individualmente), para que o trabalho seja ainda mais efetivo.Pretende-se manter um grupo de manutenção quinzenalmente, para aqueles participantes que estão em condição de receber alta, mas com objetivo de ter um apoio profissional para acompanhá-los nessa nova etapa. E para dar seguimento ao grupo, recrutar novos participantes que necessitam do tratamento.

Principal

Sayed Fernando da Silva, Juliana Correia Borges, Hellder Aleixo

sayedfernando@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Nova União

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

RUA CAROLINO MACHADO 350 - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sayed Fernando da Silva, Juliana Correia Borges, Hellder Aleixo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

01 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, práticas de exercícios físicos e orientações nutricionais com princípios funcionais para a melhoria de qualidade de vida no município de Ourém (PA)
Pará
Práticas
Combatente municipal – escola e comunidade livres do Aedes Aegypti
Amazonas