Olá,

Visitante

Grupo de Apoio ao Controle da obesidade/Ansiedade para Adultos

O grupo ‘Pense Leve’ realiza ações de controle e acompanhamento de pacientes com diagnóstico de obesidade e ansiedade, considerado um grupo terapêutico. Para a ingressão no grupo é necessária uma avaliação médica com um encaminhamento para a nutricionista e/ou psicóloga, para assim ser realizada uma triagem individual e havendo o encaixe dentro dos critérios de seleção, o convite é realizado para a participação no grupo. Os encontros são realizados quinzenalmente, na unidade básica de saúde (PSF Urbano), com cronograma estruturado entre os profissionais do NASF, incluindo palestras com temas direcionados a obesidade e ansiedade, avaliação antropométrica, acompanhamento de sinais e sintomas (rastreamento metabólico) e controle de medicamentos.O grupo foi criado pelo NASF, com a coordenação da nutricionista e psicóloga do núcleo. Não há um limite de término do grupo, conforme encaminhamento e triagem condizente com os objetivos do grupo, o paciente inicia a participação, com assinatura de termo de compromisso, permissão para possíveis publicações científicas, estando apto a usufruir do tratamento terapêutico. Assim como, o paciente pode receber alta do grupo, de acordo com a evolução acompanhada pelas coordenadoras. O grupo teve início em Abril/2016, sendo realizada 02 avaliações antropométricas (mensalmente).

X

A maior dificuldade que encontramos é fazer com que os participantes deixem de pensar no ‘imediatismo’ de perder peso e de forma facilitada por medicamentos. Nota-se certa resistência de alguns, acreditando em dietas milagrosas e psicotrópicos para auxiliar na perda de peso e ansiedade. Acreditamos que nos meses seguintes, estes participantes estarão aptos a manterem suas decisões de mudanças de estilo de vida, entendendo o processo funcional pelo qual o nosso organismo passa e assim adquirirem manutenção desses novos hábitos. Quando se tem uma explicação científica e desmitificação de alguns pontos colocados fortemente pela mídia e indústrias farmacêuticas e alimentares, essa adesão se torna maior, com segurança emocional e maior esclarecimento perante as ‘falsas promessas’ induzidas pelo marketing e censo comum.

Principal

Adaly Holodniack Cobo

smsportodosgauchos@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

PRACA LEOPOLDINA WILKE, 19

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Adaly Holodniack Cobo

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, Práticas de Exercícios Físicos e Orientações Nutricionais com Princípios Funcionais, para A Melhoria de Qualidade de Vida no Município de Ourém-Pa
Pará
Práticas
Combatente Municipal –Escola e Comunidade Livres do Aedes Aegypti
Amazonas
Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba