Período de Realização: Início em janeiro de 2019 até a conclusão do Centro em abril de 2019. Objeto da Experiência: Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEMPICS) de São Bento do Sul, SC. Objetivo da Experiência: Relatar a criação do Centro Municipal de PICS, a organização do fluxograma de atendimento, o encaminhamento interno na unidade e organização do trabalho multidisciplinar em PICS, visando melhorar a resolutividade dos atendimentos. Metodologia: A criação do Centro de Práticas Integrativas surge do consenso dos gestores de que estes atendimentos deveriam ser agrupados em um único local, para que os pacientes pudessem receber um acolhimento diferenciado das Unidades de Saúde. Os pacientes são encaminhados via sistema da Rede para as diversas terapias disponíveis e, se for do entendimento do profissional de PICS, este paciente pode ser encaminhado internamente para as demais práticas. Resultados: A criação do Centro Municipal de Práticas Integrativas ocorreu através de reforma de um espaço desativado pela secretaria de saúde. O local conta com dois ambulatórios, um específico para Acupuntura, e uma sala de meditação, além de recepção, copa e banheiro. O acesso ao encaminhamento, aberto a qualquer profissional de saúde com 3º grau, ampliou as possibilidades terapêuticas e promoveu o empoderamento da equipe de Saúde. O encaminhamento interno do CEMPICS melhorou a resolutividade dos atendimentos. Análise Crítica: A criação de um local de referência para as Práticas Integrativas, com estrutura adequada e fluxograma dinâmico fortaleceu e consolidou as PICS no município. A possibilidade de encaminhamento por qualquer profissional de saúde de 3º grau da rede otimiza o acesso e empodera os profissionais da Rede. A flexibilidade interna de encaminhamentos dentro do CEMPICS e as reuniões semanais favorecem a integralidade do processo terapêutico, reduzindo o tempo de alta e otimizando o fluxo de atendimentos. Recomendações: A criação de um Centro Municipal de Práticas Integrativas como Referência em PICS no município fortalece e consolida estas linhas terapêuticas complementares, porém o fato de haver um Centro próprio para estas práticas não deve intimidar os atendimentos com PICS nas Unidades de Saúde que possuem profissionais habilitados. Desta forma fortaleceremos ainda mais a propagação das Práticas na Rede de Atenção à Saúde.
Este relato visa demonstrar os fundamentos adotados pela Gestão da Secretaria Municipal de Saúde para a criação do Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEMPICS) e a forma inicial de acesso dos usuários aos atendimentos em PICS.
A criação de um Centro Municipal de Práticas Integrativas como Referência em PICS no município fortalece e consolida estas linhas terapêuticas complementares, porém o fato de haver um Centro próprio para estas práticas não deve intimidar os atendimentos com PICS nas Unidades de Saúde que possuem profissionais habilitados. Desta forma fortaleceremos ainda mais a propagação das Práticas na Rede de Atenção à Saúde
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO