Olá,

Visitante

C&D Criativo como Estratégia Multiprofissional para o Cuidado no Município de Apodi-Rn: Relato de Experiência

Durante os atendimentos de Crescimento e Desenvolvimento (C&D) da criança no ano de 2018, no distrito de Melancias, zona rural do município de Apodi-RN, no qual possui uma população extremamente carente e de baixo grau de instrução, foram observados um alto índice de mudanças comportamentais nas crianças, como atraso na fala, dificuldade de aceitação de alimentos saudáveis e perca de sono. Onde um dos determinantes foi o uso precoce de aparelhos smartphones como estratégia de entretenimento das crianças e oferecimento de alimentos industrializados pelos pais e/ou responsáveis. Sendo criado o C&D criativo, uma estratégia multidisciplinar com equipe multiprofissional durante o atendimento, visando o fortalecimento do vínculo familiar, o desenvolvimento da cognição e psicomotricidade da criança, como também permitir o acesso a um material de qualidade inédito e gratuito, além de utilizar diversas estratégias criativas.

Avaliar o cuidado no C&D das crianças no município de Apodi/RN -Fortalecer o vínculo entre familiares e atenção primária -Estimular a criatividade e desenvolvimento da psicomotricidade das crianças -Oferecer estratégias de alimentação saudável Realizado atendimento com equipe multiprofissional, composta por dentista, nutricionista, enfermeira e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de forma integralizada, com orientações para a criança e a família de forma dinâmica e criativa, com ambiente lúdico e interativo, sendo atendidas 27 famílias. Foram também entregues a estas, 2 livros confeccionados pela enfermeira, onde o primeiro contem receitas fáceis e baratas, para auxiliar na alimentação saudável e o outro para as crianças, visando auxiliar no desenvolvimento da psicomotricidade, bem como no acompanhamento das consultas com atividades educativas, facilitando e auxiliando no acesso e cuidado a família com baixa renda, onde estas residem numa comunidade rural do município de Apodi.

as crianças tiveram uma boa aceitação das receitas propostas no livro, onde as mães puderam dispor de opções saudáveis e de fácil acesso em substituição dos industrializados. Além de observar melhorias nas queixas listadas pelos familiares, com melhora comportamental e de desenvolvimento das crianças, bem como interação social, diminuindo o uso do smartphone. Sendo observada diminuição também das queixas odontológicas e melhor adesão aos tratamentos propostos pelos profissionais. Desta maneira muitas mães mudaram seus conceitos com relação aos cuidados a criança, melhor aceitação e escuta sobre higiene, alimentação, sono, prevenção de quedas e melhoria da qualidade de vida de toda a família.Nesse ínterim, observou-se que esse tipo de abordagem é uma importante estratégia na efetivação do sistema único de saúde visando promover a educação permanente, além de fortalecer o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade a qual se destinou o atendimento, oferecendo cuidado integralizado, equânime e universal, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e estimulando a participação familiar no processo do desenvolvimento da criança.

Principal

Thallita Monalisa Sizenando Souza Lima

thallita_monalisa@hotmail.com

Coautores

José Oscar De Souza Lima Júnior, Itala Raquel Silveira De Sena, Mayara Barros Bandeira, Kênnia Stephanie Morais Oliveira, Jonsuellya Bezerra Gurgel

A prática foi aplicada em

Apodi

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

Rua Francisco Cabral Da Costa 11, Cohab – Apodi/Rn Cep:59700-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luiz Sabino Da Costa Neto

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal