- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Durante os atendimentos de crescimento e desenvolvimento (C&D) da criança no ano de 2018, no distrito de Melancias, zona rural do município de Apodi (RN), no qual possui uma população extremamente carente e de baixo grau de instrução, foram observados um alto índice de mudanças comportamentais nas crianças, como atraso na fala, dificuldade de aceitação de alimentos saudáveis e perca de sono. Onde um dos determinantes foi o uso precoce de aparelhos smartphones como estratégia de entretenimento das crianças e oferecimento de alimentos industrializados pelos pais e/ou responsáveis. Sendo criado o C&D criativo uma estratégia multidisciplinar com equipe multiprofissional durante o atendimento, visando o fortalecimento do vínculo familiar, o desenvolvimento da cognição e psicomotricidade da criança, como também permitir o acesso a um material de qualidade inédito e gratuito, além de utilizar diversas estratégias criativas.
Avaliar o cuidado no C&D das crianças no município de Apodi (RN). Fortalecer o vínculo entre familiares e atenção primária. Estimular a criatividade e desenvolvimento da psicomotricidade das crianças. Oferecer estratégias de alimentação saudável Realizado atendimento com equipe multiprofissional, composta por dentista, nutricionista, enfermeira e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de forma integralizada, com orientações para a criança e a família de forma dinâmica e criativa, com ambiente lúdico e interativo, sendo atendidas 27 famílias. Foram também entregues a estas, 2 livros confeccionados pela enfermeira, onde o primeiro contem receitas fáceis e baratas, para auxiliar na alimentação saudável e o outro para as crianças, visando auxiliar no desenvolvimento da psicomotricidade, bem como no acompanhamento das consultas com atividades educativas, facilitando e auxiliando no acesso e cuidado a família com baixa renda, estas residem em uma comunidade rural do município de Apodi.
As crianças tiveram uma boa aceitação das receitas propostas no livro, onde as mães puderam dispor de opções saudáveis e de fácil acesso em substituição dos industrializados. Além de observar melhorias nas queixas listadas pelos familiares, com melhora comportamental e de desenvolvimento das crianças, bem como interação social, diminuindo o uso do smartphone. Sendo observada diminuição também das queixas odontológicas e melhor adesão aos tratamentos propostos pelos profissionais. Desta maneira muitas mães mudaram seus conceitos com relação aos cuidados a criança, melhor aceitação e escuta sobre higiene, alimentação, sono, prevenção de quedas e melhoria da qualidade de vida de toda a família. Nesse ínterim, observou-se que esse tipo de abordagem é uma importante estratégia na efetivação do sistema único de saúde visando promover a educação permanente, além de fortalecer o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade a qual se destinou o atendimento, oferecendo cuidado integralizado, equânime e universal, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e estimulando a participação familiar no processo do desenvolvimento da criança.
Rua Francisco Cabral, Apodi - RN, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO