Olá,

Visitante

Carteirinha de Saúde Mental para o Cuidado Compartilhado na Rede

No Brasil as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam como referência interdisciplinar, sendo considerados os ordenadores do cuidado dentro da rede de atenção. Todavia, desde a década de 1990 com o surgimentos dos CAPS, o cuidado no sofrimento mental acabou ficando por conta desse dispositivo, indo em desencontro aos princípios da Reforma Psiquiátrica, pois os pacientes com transtornos mentais passaram a ser institucionalizados no CAPS, não participando das atividades da Atenção Básica. Desta forma a implantação da Carteirinha de Saúde Mental surge como proposta para informar os aspectos de saúde mental, como por exemplo, as medicações e atividades realizadas no CAPS, para toda a rede de cuidado. Assim como, vincular o paciente a sua Estratégia de Saúde da Família, com informações sobre os cuidados também da Atenção Básica, como, o nome da agente comunitária de saúde de sua área, o telefone da unidade e medicações que utiliza em outros programas de saúde.

Apresentar a experiência que o CAPS I – Casa Azul da cidade de Mafra/SC tem tido com a implantação da Carteirinha de Saúde Mental dentro do município. Foi formulado em conjunto com a equipe do CAPS uma carteirinha de saúde com aspectos relevantes para a assistência em saúde mental. Após a formulação as cadernetas foram confeccionadas na própria unidade para se proceder um teste de adesão da carteirinha pelos pacientes. Cento e vinte pacientes receberam as suas carteirinhas com as informações provenientes dos atendimentos de saúde mental, assim como informações sobre seu ESF de origem. Após todos os pacientes estarem de pose das carteirinhas, foi solicitado que os mesmos levem em todos os atendimentos de saúde e assistência as mesmas com a finalidade de incentivar o acompanhamento conjunto, especialmente entre Atenção Básica e CAPS. Foram informadas as unidades de saúde que os pacientes us

A carteirinha de saúde mental está sendo usada desde junho de 2017. Cento e 120 pacientes já receberam a Carteirinha de Saúde Mental. Foi observado uma melhora na adesão ao tratamento de saúde mental nos pacientes que portam a carteirinha, assim como, um melhor entendimento de que o CAPS é somente um dos dispositivos da Rede de Saúde para a sua assistência. Os profissionais médicos e farmacêuticos tem conseguido controlar melhor as interações medicamentosas por meio das informações na carteirinha de saúde mental. Os pacientes melhoraram o vínculo com o ESF de origem.Visto o resultado promovido com a implantação das carteirinhas de saúde mental para os pacientes da cidade de Mafra, o próximo passo será confeccioná-las em gráfica para baixar o custo. Também está previsto para este ano uma revisão das informações que constam na carteirinha para incluir aspectos mais precisos relacionados a atenção básica, sendo que esta discussão deverá ser realizada em conjunto entre os dois serviços.

Principal

Adriana Moro

saude.mafra@gmail.com

Coautores

Patrícia Wormsbecker, Tiago Feller,

A prática foi aplicada em

Mafra

Santa Catarina

Sul

Instituição

José Cassias Pereira, 291

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Jaqueline De Fátima Previatti Veiga

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal