Olá,

Visitante

Carro da Vacina: Imunização Itinerante Contra a Covid-19

Categoria não especificada

A atual conjuntura da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, além da queda acentuada das doses de reforço em âmbito nacional, faz-se necessário pensar sobre as formas de intervir frente a tantos desafios, compreendendo que a ampliação da cobertura vacinal é a forma mais efetiva e segura para o controle da patologia. Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela Covid-19 (MINISTÉRIO DA SAÚDE,2022). Devido ao aumento do número de casos de covid – 19 no Estado e a baixa procura da população pelas doses de reforço para concluir os seus esquemas vacinais, foi identificado a necessidade de criar uma estratégia que facilita-se o acesso da população ao imunizante para que o mesmo tivesse uma melhor aceitação, com esse objetivo, foi criado o carro da vacina, tendo em vista, que os usuários não precisariam se dirigir até as unidades para serem vacinados, sendo necessário apenas sair de dentro das suas casas e apresentar cartão do SUS ou CPF e a carteira de vacinação.

Unificação dos sistemas de informações, migração de dados em tempo hábil, cadastro facilitado dos usuários e acesso mais fácil dos usuários aos imunobiológicos.

Multirões temáticos de vacinação com pula pula,pipoca, algodão doce,músicas e a implementação do carro da vacina de forma quinzenal para garantir a acesso da população aos imunizantes sem ser necessário a locomoção ate as unidades de saúdes.

Ao fim do projeto, observou-se que uma vez facilitado o acesso da população a vacina, ocorre uma melhor adesão. Dessa forma, conclui-se que é necessário motivar e conscientizar a população e não apenas ofertar o imunizante nas unidades de saúde, é preciso criar estratégias que facilitem o acesso e tornem o ato de se vacinar algo mais atrativo. Levando em conta a eficácia do programa, o mesmo será aprimorado e utilizado para melhorar a cobertura vacinal de rotina do município.

Principal

Suelem Pamela da Silva

Coautores

Lidiane Leite Nobre

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro