Mostrar o trabalho realizado pelas equipes de vacinação da Secretaria de Saúde de Piancó – PB, na perspectiva de melhorar as coberturas vacinais contra a pandemia da COVID-19. Tendo em vista a baixa aceitação por parte da população para tomar a vacina contra a Covid-19, portanto, como a saúde é prioridade em nosso município, além de vacinar nas UBS durante a semana, nos finais de semana (sábados e domingos) usávamos o “carro da vacina” com 04 (quatro) equipes de vacinação e equipes de apoio nos bairros, juntamente com um carro de som, chamando a atenção da população para atualizar o ciclo vacinal conforme faixa etária da época, ao mesmo tempo, utilizávamos os drive-thrus, sempre na Praça central do município, com prévia divulgação para vacinação em massa. Com isso, conseguimos ser um dos municípios que mais vacinaram nos anos 2020, 2021 e 2022, bem como diminuímos a forma grave da doença nos pacientes internados em enfermarias e UTIs de Hospitais.
A partir dos resultados da pesquisa ImunizaSUS, podemos apontar os maiores problemas como falta de vacina ou insuficiência da mesma por negligencia do governo, falta de incentivo financeiro para estimular as equipes, negacionismo, crenças e tabus, corrupção, entre outros. “As fake news e as informações truncadas, tiveram um impacto muito grande inicialmente em relação as vacinas da COVID-19”. Os desafios são científicos, médicos, socioeconômicos, melhoria ao acesso, como por exemplo: colocar vacinação em horários noturno, na hora do almoço, ampliar a mídia, disponibilizar transporte exclusivo, entre outras estratégias.
Tentamos diariamente nas redes sociais conscientizar a População a importância da vacina, ao mesmo tempo lançamos estratégias para fortalecer as coberturas vacinais como; carro da vacina, drive thru, vacina em casa, ampliação das salas de vacinas, busca ativa dos faltosos, estabelecimento de horários diferenciados como: horário de almoço, vacina noturna etc. Com isso, melhoramos a cobertura vacinal do nosso município e conseguimos reduzir o número de mortes e sequelas acometidas pela COVID-19.
Diante do exposto, pudemos observar uma melhoria significativa quando foi implantado o carro da vacina nos bairros e os drives-thru, pois foi notado que, muita gente trabalhava durante o horário de expediente e, levar a vacina aos finais de semana (sábados e domingos) aos bairros, foi uma excelente estratégia para a melhoria das coberturas vacinais, com redução de casos graves em UTI e mortes, com uma baixa taxa de letalidade e um aumento do número de casos leves de COVID-19.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO