O CAPS Itinerante tem por finalidade realizar cuidado integral a saúde mental da população com transtornos mentais graves e persistentes e uso problemático de álcool e outras drogas, situados no território. É de competência da equipe prestar atenção psicossocial a tais usuários, preservando a cidadania, vínculos sociais e a reinserção social para assim juntos alcançarmos o êxito no tratamento.
O serviço foi implementado no Município em meados 2015 e atualmente conta com 516 usuários ativos no serviço desde transtornos leves, graves e persistentes, e, encontra-se situado na rua Rui Barbosa, S/N, Centro, Umbuzeiro-PB.
O Caps Itinerante surgiu com o objetivo de ampliar o cuidado em saúde mental aos usuários da zona rural do município. Onde os profissionais observaram as necessidades de cada um em sofrimento psíquico para participar de oficinas terapêuticas. Contudo, identificou as dificuldades financeiras e de deslocamento dos mesmos para participarem dos grupos terapêuticos na sede do município. No entanto, analisando a importância da complementação do tratamento proposto, foi levado o serviço para dentro da atenção primária, próximo das residências de cada usuário, no ano de 2024 contamos com o caps itinerante no distrito de Matinadas e no sitio Alecrim.
Garantindo o acesso de crianças, jovens e adultos aos cuidados em saúde mental de forma equânime a todos os usuários em sofrimento psíquico do território.
O relato de experiência realizado pela equipe de Saúde Mental do município compreende-se no período de janeiro a dezembro de 2024. A equipe itinerante é composta pela equipe multiprofissional e as oficinas são realizadas com os usuários e familiares semanalmente nas UBSFs.
Os usuários que participam do momento em grupo na UBSF Alecrim e Matinadas interagem a partir do grupo de whattsapp a ferramenta foi criada durante o período pandêmico para a equipe ter um contato próximo com tal público.
São desenvolvidas ações em grupo, a fim de estimular o convívio social de cada usuário prezando a identidade dos mesmos na realização de atividades e oficinas de forma itinerante.
Dentre as ações realizadas estão: oficina psicossocial, rodas de conversas com usuários e familiares, oficina das emoções, artesanato, oficina da cidadania dentre outras; estas são realizadas por todos os profissionais que compõem a equipe multiprofissional.
Foi identificado a necessidade de levar o cuidado em saúde mental para a zona rural para a intensificação do tratamento levando em consideração que são usuários vulneráveis.
Os resultados observados mostram que com o passar dos atendimentos em grupo, houve maior desenvoltura dos usuários participantes cada um com sua particularidade. Nestes momentos de grupo, são observados o comportamento coletivo e individual, onde leva-se para matriciamento a discussão dos mesmos quando há necessidade. Observam-se ainda a participação ativa dos mesmos em todos os âmbitos de sua vida como é discutida na roda de conversas semanalmente.
Uma forma alternativa de ampliar o cuidado em saúde mental é realizar estudo no território para observar a necessidade de cada um com sua particularidade.
Umbuzeiro, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO