Olá,

Visitante

Caps Itinerante de Riachão do Jacuipe: Intervenção em Saúde Mental para Ampliação do Acesso ao Cuidado Integral e Multiprofissional por Meio da Ação Itinerante e Educação Permanente.

INTRODUÇÃO: Uma abordagem de inserção e ampliação do cuidado em Saúde Mental, voltado a usuários que residem nos maiores Povoados e Distrito do Município de Riachão Jacuípe.O foco das ações está na promoção do cuidado e cidadania de jovens e adultos em situação de sofrimento psíquico, que fazem uso problemático de álcool e outras drogas, bem como realização de atividades de redução de danos, educação permanente, matriciamento e maior integração das Equipe do CAPS I e Atenção Básica.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Realizar as atividade do CAPS I de forma Itinerante, na zona rural da cidade, com foco nas ações que promovam o cuidado e a cidadania do público alvo o que poderá contribuir para o fortalecimento das práticas em saúde.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O Projeto acontecerá em momentos distintos, considerando algumas variáveis como o levantamento bibliográfico e programação de projetos de ações de educação permanente implementados no município.1.

CONCLUSÕES: O cuidado de usuários em sofrimento psíquico muitas vezes deixa de ser garantido pela dificuldade de acesso ao serviço, assim como a dificuldade das Equipes de Atenção Básica em identificar quais recursos podem ser utilizados no cuidado destes usuários.O projeto propôs mudanças na gestão dos serviços e fortalecimento da RAPS, oferecendo uma ação de qualidade, resolutiva e preocupada com as demandas da população, contribuindo nas ações em Educação Permanente, o que implicará em ganhos para os trabalhadores e para os usuários.

Principal

Juliana da Silva Carneiro

julyriachao@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Bahia

Nordeste

Instituição

Riachão do Jacuípe

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
de Perto Quem é Normal? Um Diálogo Coletivo e Integrado Sobre a Saúde Mental no Município de Tanhaçu-Ba: Todos em Defesa da Luta Antimanicomial!
Bahia
Práticas
Estratégias de Prevenção e Promoção da Saúde Mental dos Usuários do SUS na Atenção Básica no Município de Patos-Pb À Luz da Campanha Janeiro Branco
Paraíba
Práticas
Cuidando do Cuidador – Apoio Psicossocial Às Equipes de Saúde da Família
Bahia
Práticas
O Serviço de Atenção À Infância e Juventude: Um olhar Multidisciplinar no Cuidado em Saúde Mental ao Público Infantojuvenil
Rio de Janeiro
Práticas
A Saúde Mental Como Campo de Atuação da Terapia Comunitária Integrativa: o Fortalecimento do Acolhimento Aos Sofrimentos no Caps.
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto João de Barro (Moradia Assistida)
Rio de Janeiro
Práticas
Matriciamento Judiciário: Articulação Setorial a Serviço da Eficiência
Rio de Janeiro
Práticas
da Medicalização À Vida no Território.
Rio de Janeiro
Práticas
Fechamento da Clivapa – Desinstitucionalização dos Pacientes
Rio de Janeiro