Olá,

Visitante

Caminhos para Proteção – Prevenção de Violência Sexual na Infância

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das formas mais perversas de violência, onde 1 em cada 5 crianças sofre algum tipo de violência sexual durante a infância, independente de etnia, cultura, idade, gênero ou classe social. o abuso sexual na maioria das vezes é cometido por uma pessoa de convivência da criança, na qual ela confia e tem sentimentos de afeto. Boa comunicação é a chave de tudo. Diante disso e, observando as queixas das instituições de ensino no que se refere a falta de respeito das crianças pelo próprio corpo e dos outros, e encaminhamentos do Ministério Público e Conselho Tutelar para atendimento psicológico de crianças vítimas de abuso sexual em nosso município, observou-se a importância da realização de um trabalho de orientação e prevenção.

Ensinar noções básicas de proteção contra violência sexual na infância. Ensinar conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, respeito, convivências e trocas afetivas, encorajando a falar de seus sentimentos, suas vontades, conscientizando que cria Através do livro Pipo e Fifi da autora Caroline Arcari, abordamos de forma lúdica (narração da história, desenhos, canto, conversa…) a prevenção de violência sexual na infância. Teve início em 2017 realizado anualmente no mês de maio, com duração de aproximadamente duas horas/turma individualmente, crianças do pré – escolar até o quinto ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais, totalizando 360 crianças. Além do trabalho com as crianças é feita campanha na UBS, buscado o apoio do CRAS, Assistência Social, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Ministério Público, CAPS, para palestras aos pais, professores, alunos do ensino fundamental do sexto ao nono ano e do ensino médio objetivando alertar e orientar.

Dados estatísticos obtidos junto ao Conselho Tutelar do município apontam para um número significativo no aumento de denúncias de suspeitas e casos de violência sexual, isto mostra que as prevenções e orientações encorajam e fortalecem denúncias. Relatos demonstram que as crianças compreenderam as informações/orientações repassadas, atingindo os objetivos do trabalho proposto. Relatos de familiares e educadores demonstram grande aceitação do trabalho de prevenção e orientação, bem como os métodos lúdicos utilizados para abordar o tema. Com a apresentação na amostra estadual, outros municípios procuraram pelo projeto para aplicação/elaboração.Portanto, informação é essencial, tanto para educadores e responsáveis pela criança, quanto para ela mesma. Nunca é cedo demais para a criança aprender os conceitos básicos sobre o corpo, já que o abuso acontece em todas as faixas etárias, pois estudos mostram que a informação em assuntos sobre o corpo e a sexualidade torna a criança menos vulnerável a violência sexual, e com competência a habilidade para expressar e buscar ajuda caso estejam sofrendo violência.

Principal

Márcia Elisa Scheer

marcia.scheer@yahoo.com.br

Coautores

Greici Fernanda Sonntag, Daniela Lamb,

A prática foi aplicada em

Arabutã

Arabutã

Arabutã

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Edvino Mützenberg, Nº 08 Centro, Arabutã/Sc

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Cleiton Jair Lermen

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Projeto Vida: humanizar é preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo
Práticas
Contratualização na Ses-Df: Resultados da Implantação de Metas nas Regiões de Saúde da Secretaria de Saúde do Df
Distrito Federal
Práticas
Novas Estratégias para o Monitoramento e A Fiscalização das Práticas de Segurança do Paciente pela Vigilância Sanitária nos Hospitais do Distrito Federal
Distrito Federal